quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MÉDICOS CUBANOS PROVOCAM FÍGADO E ALMA DO BRASIL


Por Bob Fernandes, no “Terra Magazine”

“Estão chegando os médicos cubanos. Em 700 municípios, 11 milhões de brasileiros não têm nem um médico. Na maioria, em cidades do Norte e Nordeste, com baixo índice de desenvolvimento humano e muita miséria.

Virão médicos também de outros países, mas, claro, Cuba é o chamariz para o debate. Há quem imagine ser esse um debate político-partidário e eleitoral. E é, mas é muito mais do que só isso.

O que esse tema provoca são percepções sobre o que é, o que deve ou deveria ser a sociedade. O "Mais Médicos" arranca a visão que cada um de nós tem da vida. Da vida privada e da vida em comunidade.

O programa é mais um a dividir opiniões radicalmente nos últimos 12 anos. Para lembrar outras ações de governo: “Bolsa Família”, “Sistema de Cotas”, e a “PEC das Empregadas Domésticas”. 

“Bolsa Família”, “Cotas’, “PEC das Empregadas” e “Médicos”… Para cada programa, existem argumentos irrefutáveis. E sempre haverá argumentos refutáveis. Ao gosto e visão de cada um.

Quem contesta cotas -e há quem odeie- enxerga desprezo ao mérito, e favorecimento. Quem apoia cotas lembra que o Brasil manteve humanos como escravos por 385 anos, quatro quintos da sua história.

“Bolsa Família”. Entre os que reagem às bolsas, predomina um argumento: “é um incentivo ao ócio”, "dá o peixe e não ensina a pescar", como se costuma repetir. A pior seca do Brasil nos últimos 50 anos providencia fatos para quem defende as bolsas.

Não se viu, como em outros tempos, saques nas cidades. E ao lado do chão esturricado, do gado morto, não há, como sempre houve, fome em larga escala. Porque existem as bolsas. Porque existem redes de proteção social. Ou não?

Na reação à “PEC das Domésticas”, cansamos de ouvir e ler: "Eu trouxe essa babá para casa quando ainda era uma menina"; "Minha empregada é como se fosse da família". 

Não faltou quem lembrasse: a menina se tornou adulta e seguiu babá; quase sempre sem estudar, e tantas sem carteira assinada. "Como se fosse da família", a empregada serve café às 7 da manhã e o jantar à noite.

No intervalo, banheiros, chão e roupa suja pra lavar . "Da família", mas, claro, sem direito à herança.

Agora, os médicos: não faltarão problemas, desavenças e crises. Humanos são… humanos. 

Mas há outro lado nessa história: 700 municípios não têm nem um médico. E milhares têm, se tanto, um médico. Não têm médicos porque faltam condições para tanto. Mas também porque médicos para lá não querem ir. 

Milhões que moram nessas cidades não querem saber se o médico é baiano, sueco ou cubano. Querem médicos. E medicina. Sabem que um médico é melhor do que nem um médico.

A boa medicina será cobrada, e muito, nesse caminho. O resto é o jeito de cada um de nós enxergar a vida.”


FONTE: texto e vídeo de Bob Fernandes, no portal “Terra Magazine”. O autor foi redator-chefe de revista “CartaCapital”. Trabalhou em “IstoÉ” (BSB e EUA) e “Veja”. Repórter da “Folha de S.Paulo” e “JB”; fez "São Paulo, Brasil" no GNT/TV Cultura. Comentarista da TVGazeta e Rádio Metrópole (BA).  (http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2013/08/27/medicos-cubanos-provocam-figado-e-alma-do-brasil/).

4 comentários:

Probus disse...

27/08/2013

Médicos cubanos: avança a integração da América Latina!

Não faltaram emoção, lágrimas e dignidade na chegada dos 176 médicos cubanos, que desembarcaram neste sábado à noite em Brasília, para um trabalho indispensável em municípios brasileiros, mais de 700, ainda sem qualquer assistência médica.

Por Beto Almeida

http://www.cartamaior.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=6247

Unknown disse...

Probus´
Ótimo texto de Beto Almeida.
Felizmente, na chegada ao Rio não houve a vergonha da recepção em Fortaleza.
Obrigada
Maria Tereza

Probus disse...

Maria Tereza, a galera que envergonhou a todos nós, brasileiros, é porta-voz do "galeguin dus zói azú", o CORONEL Tasso Jereissati, lembra dele??

"...O maior grupo de Shopping Centers do BRASIL é a IGUATEMI que pertence ao grupo JEREISSATI, ligado ao ex-governador cearense Tasso Jereissati. Este grupo detém o CONTROLE dos SHOPPINGS espalhados por vários estados brasileiros."

"...a La Fonte Telecom, através da sua controlada LF Tel S.A. participa do bloco de controle da TELEMAR (TmarPart) que controla a Tele NORTE Leste (OI) a MAIOR empresa integrada de TELECOMUNICAÇÕES do Brasil.
A companhia também participa do bloco de controle da CTX, empresa que controla a Contax Participações, a principal empresa de contact center do País.
A Companhia, através da sua controlada Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (“Iguatemi”) atua no segmento de shopping centers e participa, atualmente, de 16 empreendimentos, sendo 11 em operação, 3 em desenvolvimento e 2 em fase de projetos."

29/03/2011: BR-OI AFUNDA DE VEZ. DANTAS, JEREISSATI E ANDRADE FLUTUAM

Saiu no Globo: "Portugal Telecom assume 25% da Oi"

- - - - - -

Esse tal de TASSO tem muita força, morei quatro anos em Fortaleza, eu conheço a peça. Talvez, LULA, DILMA e Paulo BERNARDO possam explicar melhor as vaias dos elitistas de jaleco do Ceará e esse incomensurável poder do Fühler Tasso.

Unknown disse...

Probus,
Lembro muito bem do Tasso. É aquele do "tenho jatinho porque posso". Pode, mas somente faltou ele reconhecer que não poderia abastecer o jatinho com dinheiro público, das passagens do Senado. É impressionante como a família Jereissati enriqueceu rápido. O avô era simples mascate. O pai dele, Carlos Jereissati, veio a ser senador e ali nasceu a enorme riqueza e poder. O filho Tasso seguiu a mesma trilha.
Maria Tereza