quinta-feira, 29 de agosto de 2013

OS PROJETOS ESTRATÉGICOS "GUARANI" e "DEFESA ANTIAÉREA"


“O ‘Projeto Estratégico GUARANI’ tem por objetivo transformar as ‘Organizações Militares de Infantaria Motorizada’ em ‘Mecanizada’ e modernizar as ‘Organizações Militares de Cavalaria’. Para isso, está sendo desenvolvida a “Nova Família de Viatura Blindada de Rodas” que recebeu o nome “Guarani”, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão contra eventuais ameaças e para a defesa do território nacional.

EBlog: Quais são os recursos necessários para a implantação total do projeto?

EPEX:
O valor total do projeto é de R$ 18,8 bilhões de reais.

EBlog; Para quando está prevista a conclusão do projeto?

EPEx:
Caso os recursos sejam liberados de acordo com o planejamento ideal do projeto, a sua conclusão está prevista para dezembro de 2031.

EBlog: Qual é a situação atual do projeto?

EPEx:
O Projeto GUARANI encontra-se, atualmente, nas fases de Experimentação Doutrinária da Infantaria Mecanizada, de gerenciamento de contratos assinados, de readequação de Organizações Militares para receber as novas viaturas, de desenvolvimento de simuladores, de integração dos sistemas de comando e controle, de gerenciamento do campo de batalha e dos demais softwares da viatura.

Vale destacar que o protótipo encontra-se na fase final de avaliação e há previsão de entrega de 102 viaturas até março de 2015.

EBlog: Quais são os principais resultados da implantação do projeto para o País?  


EPEx: Com a implantação do Projeto GUARANI, o Brasil receberá uma série de benefícios como: o resgate da indústria nacional como produtora e exportadora de produtos de defesa; o fortalecimento das ações do Estado na segurança e defesa do território nacional; a elevação da capacidade de dissuasão do Estado brasileiro; a elevação da capacidade tecnológica da indústria nacional; a criação de empregos diretos e indiretos; a diversificação da pauta de exportações; o emprego de moderno material de defesa na proteção das infraestruturas estratégicas.”

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX); transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/guarani/noticia/11997/O-Projeto-Estrategico-GUARANI----Situacao-atual-do-Projeto/).

COMPLEMENTAÇÃO

DEFESA ANTIAÉREA - SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO




“O ‘Projeto Estratégico Defesa Antiaérea’ tem como objetivo dotar a Força Terrestre da capacidade de atender às necessidades de proteção das estruturas estratégicas terrestres do País, defendendo-as de possíveis ameaças provenientes do espaço aéreo.

Tem como finalidade reequipar as atuais ‘Organizações Militares de Artilharia Antiaérea do Exército’ mediante a aquisição de novos meios, modernização dos meios existentes, desenvolvimento de itens específicos pelo fomento à Indústria Nacional de Defesa, capacitação de pessoal e implantação de um Sistema Logístico Integrado, para oferecer suporte aos produtos de defesa durante todos os seus ciclos de vida.

EBlog: Quais são os recursos necessários para a implantação total do projeto?

EPEx:
O valor total do projeto é de R$ 3,2 bilhões de reais. É importante destacar que a opção pela aquisição de meios modernos de defesa antiaérea e a sua nacionalização permitirá que o Exército cumpra, com elevadíssima margem de sucesso, as diversas missões militares inerentes à defesa do espaço aéreo, tais como a defesa de refinarias, aeroportos, usinas hidrelétricas, centros de poder, protegendo as estruturas estratégicas do país de eventuais ameaças.

EBlog: Para quando está prevista a conclusão do projeto?

EPEx:
Caso os recursos sejam liberados de acordo com o planejamento ideal do projeto, a sua conclusão está prevista para dezembro de 2018 ou para o 1º semestre de 2019.

EBlog: Qual é a situação atual do projeto?

EPEx:
Atualmente, o projeto encontra-se realizando o gerenciamento das atividades referentes ao recebimento e operação das oito primeiras Viaturas Blindadas de Combate Antiaérea GEPARD, recentemente adquiridas do governo alemão, além de obtenção de radares nacionais como o SABER M-60 e centros de operações no nível seção antiaérea.

EBlog: Quais são os principais resultados da implantação do Projeto para o País?


EPEx: Com a produção, industrialização e desenvolvimento do Projeto Defesa Antiaérea em nosso território, o Brasil receberá uma série de benefícios, que vão desde a geração de empregos para a indústria, passando pela aquisição de conhecimento em tecnologias críticas e indispensáveis ao setor de Defesa, o desenvolvimento de empresas nacionais fornecedoras de partes estruturais de equipamentos. O Brasil também passará a integrar o seleto grupo de fabricantes de materiais de Defesa Aeroespacial.

FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEX); transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/leo/noticia/12007/DEFESA-ANTIAEREA---situacao-atual-do-Projeto/).

Um comentário:

Probus disse...

Esse negócio de fabricar no Brasil é ridículo, é um engodo.

"...que vão desde a geração de empregos (onde??) para a indústria (de que estado??), passando pela aquisição de conhecimento em tecnologias críticas e indispensáveis ao setor de Defesa (até parece que o Brasil está interessado em Transferência de Tecnologia Sensível e, se, quem as tem, vai repassá-las.) o desenvolvimento de empresas nacionais (eu gostaria de saber de pelo menos TRÊS empresas NACIONAIS.) fornecedoras de partes estruturais de equipamentos. O Brasil também passará a integrar o seleto grupo de fabricantes de materiais de Defesa Aeroespacial (no ano de 2999 se Zeus ajudar).