quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MÍDIA DESISTIU DOS PROTESTOS DE RUA

“Esbanjando flexibilidade tática, a mídia hegemônica está mudando novamente de postura diante dos protestos de rua. Num primeiro momento, quando as manifestações eclodiram em São Paulo, ela invisibilizou as ações – como sempre faz contra as mobilizações populares. 

Por Altamiro Borges*, em seu Blog

Na sequência, ela criminalizou os protestos e exigiu dura repressão – outra atitude já conhecida. Diante da reação à violência policial, que espraiou a solidariedade pelo país afora, ela tentou capturar o movimento difuso, disputando a sua pauta. De forma surpreendente, ela até convocou os protestos “cívicos”. Agora, porém, a mídia adota nova atitude, exigindo “ordem” e o aumento da repressão. ‘O Globo’, ‘Folha’, ‘Veja’ e ‘Época’ parece até que combinaram a mudança no enfoque dos protestos de rua.

O editorial da ‘Folha’ de segunda-feira (19) é sintomático. Após elogiar as manifestações de junho, que “sacudiram o sistema político do torpor em que se encontrava e revelaram saudável inconformismo”, ela condena duramente os “grupúsculos empenhados em sustentar a antiga chama”. Para o jornalão, os manifestantes que se mantêm nas ruas são “incapazes de mobilizar multidões e recorrem à violência no afã de multiplicar a repercussão de seus esquálidos protestos”. As manifestações de rua, antes belas e cívicas, agora são obra de vândalos e criminosos. Ao final, a ‘Folha’ exige:

É preciso repetir o óbvio. Cabe às autoridades garantir o direito de manifestação pacífica. Mas compete às mesmas autoridades coibir todo ato de violência contra qualquer pessoa ou contra o patrimônio público e privado... Pouco importa que os vândalos sejam ideólogos do ressentimento, indivíduos de temperamento exaltado ou meliantes e provocadores infiltrados na confusão. A lei é a mesma para todos. A democracia representativa é o único regime que protege o direito dos que pregam sua destruição... Impedi-los de impor a sua pregação pela força não é um direito do regime democrático, mas sua obrigação mais irrecusável”.

No mesmo rumo, o jornal ‘O Globo’ já havia se manifestado em editorial no sábado (17). No maior cinismo, o diário da famiglia Marinho cita a luta de duas gerações contra o regime militar – logo ela que apoiou o golpe e enriqueceu na ditadura – para criticar os protestos que seguem nas ruas. Para o jornal, as novas manifestações não expressam mais os anseios da classe média. “Tendo sido cooptados pela enorme capacidade de atração demonstrada por Brasília, organizações de estudantes, outras entidades ditas da sociedade civil e sindicatos tamponaram a capacidade de grupos descontentes de se expressar”.

Diante dessa nova realidade, ‘O Globo’ propõe uma drástica mudança de abordagem dos protestos – principalmente dos realizadas no Rio de Janeiro, pela CPI dos Transportes, e em São Paulo, contra o propinoduto. “Não há, em qualquer nação democrática no mundo, cidade de importância que conviva com a falta de regras e a não aplicação da lei em situações como esta. Existem os pesos e contrapesos na democracia representativa para que todos os direitos sejam respeitados, e não apenas um - o da livre expressão - em detrimento dos demais: direito à livre locomoção e o respeito à propriedade privada e pública”.

O tom rancoroso dos jornalões é o mesmo das duas principais revistas da direita nativa. A ‘Veja’ desta semana deu uma capa terrorista contra os protestos – bem diferente da eufórica da capa estampada em junho – e tentou rotular todos os manifestantes de seguidores do “Black Blocs”. Já a revista Época, que também pertence à famiglia Marinho, publicou um texto hidrófobo contra os “inimigos da democracia”. Ambos afirmam que os protestos de rua agora foram “sequestradas” por “vândalos” e “grupos autoritários”.


O que causou essa súbita mudança de cobertura da mídia?

Será que ela não gostou dos protestos das centrais sindicais, que conseguiram adiar a votação do projeto de lei da terceirização – que serviria aos intentos de precarização do trabalho dos empresários, inclusive dos barões da mídia? Será que ela teme o aumento das manifestações exigindo a abertura imediata de uma CPI para apurar as denúncias sobre o propinoduto tucano em São Paulo? Será que ela está preocupada com a convocação de novas passeatas pela democratização da mídia, já que “o povo não é bobo, fora Rede Globo?”.

FONTE: escrito pelo jornalista Altamiro Borges em seu blog. O autor é presidente do “Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé” e Secretário Nacional da “Questão da Mídia” do PCdoB. Artigo t
ranscrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=221647&id_secao=6). [Imagem do Google acrescentada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: