sábado, 24 de agosto de 2013

ISRAEL IMPEDE QUE ORIENTE MÉDIO SEJA REGIÃO SEM ARMAS NUCLEARES

“O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, Yukiya Amano, admitiu que, apesar dos esforços da agência, não se conseguiu um Oriente Médio sem armas nucleares, mas ele assegura que continuará tentando.

No final de junho, os representantes de 18 países árabes na AIEA solicitaram que se revisasse o expediente nuclear do regime de Israel na próxima cúpula, que deve realizar-se em setembro próximo.

Amano, pouco antes da 159ª reunião dos países membros da AIEA, disse que não foi capaz de diminuir as diferenças entre o regime de Israel e os países árabes sobre como avançar para um Oriente Médio livre de armas nucleares.

No ano passado, os representantes dos países árabes, no curso da 156ª reunião dos países membros da AIEA, solicitaram a revisão da situação nuclear do regime de Israel.

Esse regime, que tem em seus arsenais mais de 200 ogivas nucleares e ainda não assinou o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), não permite aos inspetores da AIEA que verifiquem suas instalações nucleares.

Em reação à postura israelense, os países árabes denunciaram perante a AIEA que o regime de Tel Aviv levou o Oriente Médio ao perigo nuclear e ameaça seriamente a paz na região.

Amano enviou uma carta na qual solicita a todos os países membros que proponham um plano que obrigue o regime de Israel a assinar o Tratado de Não Proliferação Nuclear, já que as reiteradas petições da AIEA nesse sentido, desde 1994 até 2011, não tiveram nenhum resultado.”

FONTE: publicado pelo “Hispan TV” e transcrito no portal “Vermelho”   (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=221788&id_secao=9). [Imagem do Google acrescentada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: