segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ATÉ A TUCANA "FOLHA" APONTA A HIPOCRISIA DOS TUCANOS


JOSIAS: "PSDB REAGE COMO QUEM NÃO SABE DE NADA..."



Do "Brasil 247"

"Colunista da 'Folha' ressalta que tucanos sustentam a tese de que nenhum dos três governadores de São Paulo - Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra - sabia do esquema de cartel e propina em licitações do Metrô, o que chama de "hiprocrisia"

O colunista da Folha de S.Paulo e do UOL, Josias de Souza, ressalta hoje o fato de que o PSDB age como quem não sabe de nada no caso do propinoduto tucano. E define a atitude do partido, de negar que qualquer um dos três governadores paulistas, Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, sabia do esquema de cartel e propina, como "hipocrisia".

Leia seu post:

PSDB reage em SP como Lula: ninguém sabia

Na política, a hipocrisia é o outro nome da virtude. Nos partidos e nos governos, nenhuma outra característica é tão comum. Mas alguns tropeçam. Quando o PSDB se declarou chocado com o lero-lero de que Lula não sabia do mensalão, jamais imaginou que mais tarde iria sustentar a tese segundo a qual nenhum dos seus três governadores de São Paulo sabia do propinódromo Siemens-Alstom. Pode-se acreditar em muita coisa, mas é bem mais fácil duvidar dos dois lados.

Na penúltima novidade sobre as traficâncias paulistas, os repórteres Mario Cesar Carvalho e Flávio Ferreira dão notícia de um documento apreendido na sede da Alstom, na França. A peça carrega novos indícios de pagamento de propinas num negócio de US$ 45,7 milhões. Coisa fechada em 1998, sob Mario Covas. Aqui, os detalhes. Aqui, o outro lado. Aqui, uma ilustração útil.

Considerando-se que nas últimas eleições os escândalos não impediram o petismo de prevalecer no plano federal e nem desbancaram o tucanato na cena estadual, pode-se intuir o seguinte: a hipocrisia funciona porque o eleitor brasileiro cumpre o seu papel... de otário. Poucos são otários por ingenuidade. A maioria sabe que recebe uma política para otários. Mas só de raro em raro sucede um surto de revolta como o ronco de junho de 2013. É como se no Brasil a hipocrisia tivesse virado uma forma de patriotismo."

FONTE: do jornal online "Brasil 247".

Nenhum comentário: