terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dilma: BRASIL ESTÁ PREPARADO PARA TURBULÊNCIAS INTERNACIONAIS

"A presidenta Dilma Rousseff disse em entrevista nesta segunda-feira (20) às rádios de Minas Gerais, que o Brasil tem reservas suficientes para enfrentar as turbulências internacionais e sinalizou que o câmbio deve ficar estável nos próximos dias. 


Flutuação do dólar será menos dramática do que se pensava, diz Dilma

“Continuamos numa situação confortável na área das reservas [internacionais].Temos tido problema quando os Estados Unidos saem do programa de expansão monetária. Houve flutuação para todo mundo, para nós também, mas já está se estabilizando e acho que será muito menos dramático do que se pensou no início”, ressaltou.

A presidenta destacou ainda que independentemente de ser ano eleitoral continua preocupada, como desde o início de seu governo, em manter os fundamentos da economia sólidos e os investimentos em programas sociais. “Esse é o desafio do governo, não por conta da eleição, é em qualquer momento, em qualquer segundo, em qualquer minuto”, disse ao acrescentar que, em 2015, o governo deve se aproximar mais do centro da meta de inflação de 4,5%.

Dilma lembrou que a União cumpriu o superávit primário de R$ 75 bilhões e fez um apelo para que os governos estaduais e municipais participem desses esforço. “Queria alertar o fato de que fazer um esforço fiscal tem que ser parte da agenda de estados e municípios”, lembrou.

A presidenta falou ainda da importância da parceria entre governos no combate à violência. “Nunca dissemos que a violência era problema dos estados e que portanto nós lavávamos as mãos.

Acreditamos muito numa relação cooperativa, numa ação que constitua uma parceria entre governo federal, estados e municípios”, disse a presidenta depois de dar como exemplo a parceria feita com os estados durante a Copa das Confederações e mais recentemente a ajuda dada ao governo do Maranhão por causa dos problemas no Presídio de Pedrinhas.

A presidenta ressaltou durante a entrevista que o governo federal colocou à disposição dos estados cerca de R$ 1,1 bilhão para a construção de mais de 47,4 mil novas vagas em presídios em todo o país. Para receber os recursos que são do Orçamento Geral da União os estados devem apresentar projetos que atendam a padrões de infraestrutura e alojamento."

FONTE: Agência Brasil. Transcrito no portal "Vermelho".

Nenhum comentário: