quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PAPA: "PADRES CORRUPTOS DÃO 'ALIMENTOS ENVENENADOS' AO POVO"

   

Do site Canção Nova

Padres corruptos dão “alimento” envenenado ao povo, diz Papa

Francisco destacou a falta de relação com Deus e com a Sua Palavra como causa dos escândalos e fracassos da Igreja

Da Redação, com Rádio Vaticano

Os escândalos, na Igreja, acontecem, porque não há relacionamento vivo com Deus e com a sua Palavra. Assim, sacerdotes corruptos, em vez de dar o Pão da vida, dão “alimento envenenado” ao povo santo de Deus. Essa foi a reflexão central do Papa Francisco, em sua homilia, nesta quinta-feira, 16, na Casa Santa Marta.

Comentando a leitura do dia e o Salmo Responsorial, que relatam uma dura derrota dos israelitas pelos filisteus, Francisco observou que o povo de Deus, naquela época, abandonou o Senhor. Não houve uma verdadeira fé em Deus.

Francisco trouxe essa reflexão para os dias de hoje. Segundo ele, esse trecho da Escritura nos faz pensar na relação de cada um de nós com Deus.

“O coração está fechado à Palavra, e nos leva a pensar em tantos fracassos da Igreja, em tantos insucessos do povo de Deus simplesmente porque não ouve o Senhor, não O procura, não se deixa buscar por Ele!”

O Papa refletiu, então, sobre os escândalos da Igreja, fatos que ele não quis mencionar singularmente, mas reconheceu ser do conhecimento de todos. Nessas situações, conforme ressaltou o Santo Padre, a Palavra de Deus era rara. Padres, bispos e leigos que fracassaram tinham uma posição na Igreja de poder ou mesmo de comodidade, mas não tinham a Palavra de Deus.

“Pobre povo, pobre povo! Não lhe damos de comer o Pão da vida, não lhe damos de comer a verdade! Mas lhe damos de comer o “alimento envenenado”


FONTE: do blog de Luis Nassif no "Jornal GGN"

tantas vezes! Peçamos ao Senhor para que não nos esquecermos nunca da Palavra de Deus, que é viva, a fim de que ela entre no nosso coração; e não nos esqueçamos, jamais, do santo povo fiel de Deus, que nos pede o alimento forte!”

Nenhum comentário: