quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BRASIL É BEM AVALIADO POR 61% DOS AMERICANOS


Por Raul Juste Lores, de Washington

“O Brasil é o país emergente com visão mais positiva pelos americanos, segundo pesquisa feita pelo “instituto Pew”, um dos maiores centros de estudos dos EUA.

Dos americanos pesquisados, 61% disseram ter opinião "favorável" sobre o Brasil, contra apenas 15% de "desfavorável". O Brasil empatou com Israel no quesito "a favor", mas Israel tem visão negativa para 26% dos ouvidos, 11 pontos acima.

Mas o número de americanos sem opinião formada sobre o Brasil é o maior entre todos os países pesquisados: 24% dos consultados não opinaram sobre o país.

Reportagem da “Folha” em dezembro havia apontado que o Brasil tinha presença considerada modesta nos EUA por especialistas em relações internacionais.

A visão negativa é majoritária para outros países emergentes, como China (55%), Rússia (54%) e até o vizinho México (52%).

Os resultados são de uma pesquisa chamada "O Lugar da América no Mundo", feita a cada quatro anos pelo “Pew” em conjunto com o “Council on Foreign Relations”, outro centro de estudos.

Realizada entre outubro e novembro, ela também revelou a queda pelo desejo de intervencionismo (ou de maior presença americana) no resto do mundo: 52% dos americanos dizem que o país "deveria cuidar de sua própria vida e deixar outros cuidarem de seus problemas por si", o maior número desde o início da pesquisa, em 1964.

"As opiniões dos americanos também mudam muito, apesar de o desinteresse em temas internacionais estar em alta", diz Bruce Strokes, diretor do “Projeto de Atitudes Globais” do “Pew”.

"Em 2003, na discordância sobre a guerra do Iraque, só 29% tinham imagem positiva da França, hoje é de 59%. A visão desfavorável da China em 2006 era de 29%, hoje saltou para 55%".

VISÃO RECÍPROCA

Apesar das relações desgastadas entre Brasília e Washington pelas denúncias de espionagem americana, as opiniões das sociedades são reciprocamente positivas.

Uma pesquisa anterior, o instituto descobriu que apenas 7% dos brasileiros consideram os EUA um país inimigo, número bem inferior aos argentinos (23%), mexicanos (18%) e turcos (49%).

Dos brasileiros, 73% dos entrevistados têm imagem positiva dos EUA, índice superior ao de aliados históricos dos americanos, como os japoneses (69%) e mexicanos (66%).



FONTE: reportagem de Raul Juste Lores, de Washington publicada na “Folha” e no portal UOL  (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1394637-brasil-e-bem-avaliado-por-61-dos-americanos.shtml). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: