quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

JORNAL TUCANO “FOLHA” INVESTE NA GUERRA PSICOLÓGICA

[Pauta obrigatória determinada pela grande mídia brasileira, como estratégia para a direita voltar ao poder]

O “PESSIMISMO CRÔNICO” DA FOLHA

Por Altamiro Borges, em seu blog

“A ombudswoman da Folha, Suzana Singer, terá muito trabalho em 2014. Em dezembro passado, ela criticou o jornal num textinho intitulado “Só o negativo”.

A jornalista disparou: “A manchete de segunda-feira decretava: ‘Ineficiência marca gestão do SUS, diz Banco Mundial’. A reportagem trazia apenas as críticas contidas no estudo, que fez um balanço de 20 anos do sistema único no país. Toda a parte elogiosa, em que se ressalta, entre outros pontos, um acesso mais equânime à assistência médica, foi ignorada. Ficou a impressão de que o Banco Mundial condenava o SUS. Foi mais um ataque de pessimismo crônico da Folha”.

Este “pessimismo crônico”, que chega a ser doentio, será a tônica da “Folha” – e dos demais meios de manipulação – neste ano de eleições.

A mídia privada, que cada dia mais faz o papel de partido da direita – apesar das negativas de Eugênio Bucci e de outros que amam bajular a imprensa –, fará de tudo para destacar “só o negativo” dos fatos.

Na segunda-feira (6), a mesma “Folha” estampou na manchete que “Alta de preços ameaça nível de empregos neste ano”.

Os índices de desemprego são os menores da história do Brasil (4,6% em novembro), apesar da violenta crise econômica mundial, mas o jornal prefere investir na famosa “guerra psicológica”, recentemente criticada pela presidenta Dilma Rousseff.

Em editorial no domingo, intitulado “Otimismo primário”, o diário decadente da famiglia Frias deixou explícito que não desperdiçará qualquer oportunidade para fustigar o governo Dilma e para fortalecer a velha e a nova oposição.

O jornal seguirá à risca a orientação dada em março de 2010, também ano de sucessão presidencial, por Judith Brito, executiva do “Grupo Folha” e ex-presidente da “Associação Nacional de Jornais” (ANJ).

Na ocasião, ela disse que os veículos de comunicação devem reforçar “a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

O motivo do “ataque de pessimismo crônico” no domingo foi a o anúncio sobre o cumprimento das metas de superávit primário.

Tudo o que o governo fizer – até o que interessa ao capital, como o “superávit primário”, nome fictício [eufêmico] do “fundo de reserva dos banqueiros” – será motivo de ataques histéricos da mídia privada. A questão é política, da disputa pela poder central.

A “Folha” e os demais veículos privados, unidos por interesses políticos de classe, farão de tudo para desalojar o chamado “lulopetismo” do governo federal.

A presidenta Dilma Rousseff, que prefere usar o controle remoto no enfrentamento das manipulações da mídia, sentirá novamente o sabor amargo do ódio de classe. Quem plantou vento, colhe tempestade. Lamentável!”

FONTE: escrito pelo jornalista Altamiro Borges, em seu blog. Transcrito no portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/denuncias/altamiro-borges-folha-investe-na-guerra-psicologica.html). [Legenda da imagem 
e entre colchetes acrescentados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: