quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

MÍDIA MELODRAMÁTICA

O jornal Folha de São Paulo de ontem, na coluna “Toda Mídia”, de Nelson de Sá, publicou:

“O "Financial Times" adiantou ontem em reportagem e artigo que a CBI, a CNI britânica, avalia que a "mídia ajudou a aprofundar a crise". A entidade cobrou a PCC, comissão de reclamos sobre imprensa, por não agir contra "manchetes descuidadas" etc.

"Rumores sem base foram espalhados sobre instituições", usando "linguagem melodramática, declarações sem fonte definida e sugestões de que problemas de uma instituição estariam passando para outras". Em suma, o "gerenciamento da crise ficou mais difícil por causa das mudanças no setor de mídia".

DESMORONOU

No topo das buscas de Brasil pelo Google News, os despachos de Reuters e Bloomberg anunciando que a produção industrial brasileira "desmoronou com a crise", pelos números de outubro. As agências financeiras abriam afirmando que o resultado levantou a "especulação" de que o Banco Central corte os juros, na semana que vem, para salvar o crescimento.

OU NÃO

Já no site Market Watch, uma empresa européia divulgou pesquisa da consultoria Economist Intelligente Unit, ligada à "Economist", que mostra como "a América Latina continua atraente às empresas" multinacionais. A razão, responde a maioria, é a desaceleração nos mercados tradicionais. E para 69% o Brasil é "chave na sua expansão a médio prazo".

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