terça-feira, 31 de março de 2009

A ENTREVISTA DE LULA À CNN

Li hoje no site “Vi o Mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha, o seguinte texto de Daniel Xavier, no blog Midionauta:

“Se o seu inglês é um pouquinho melhor que o do Lula, não deixe de assistir à entrevista do presidente que foi ao ar neste domingo no programa “GPS”, da CNN, apresentado por um dos meus jornalistas favoritos, Farred Zacaria (a entrevista foi gravada semanas atrás, durante a visita de Lula à Obama).

Quando digo que existe uma discrepância de percepção entre a imprensa brasileira e a estrangeira sobre o Brasil, é de exemplos como este que estou falando. Eu reforço: estamos com moral aqui fora. Até neste episódio do “brancos de olhos azuis”, tão explorado como uma gafe pela imprensa nacional, eu vi um âncora da CNBC – braço econômico da rede NBC – defendendo o Lula.

No programa da CNN, Zacaria chamou Lula de “the most popular leader in the world”, citando os recém-alcançados 80% de aprovação no Brasil (Obama tem cerca de 65% nos EUA). Espere deitado se você acha que a Veja vai dar essa manchete. E como se não bastassem os dados otimistas que vêm daí, levando em consideração a pior crise econômica mundial desde 1930, existe um outro elemento que joga muito à favor do Lula aqui fora: a tradução para o inglês.

É de conhecimento geral que o nosso presidente tem a oratória de um jogador do Flamengo mas, com suas respostas re-articuladas e traduzidas para o inglês, você só lembra disso se pescar uma ou outra palavra dele entre as pausas do tradutor. Minha opinião sobre o presidente Lula é pragmática: ele está longe de ter feito tudo que poderia pelo Brasil mas fez, também de longe, o melhor governo desde a redemocratização do país. Os números estão aí. Mas quem sou eu?

Apenas um entre os 80% da população. Que continuemos dando atenção nos outros 20%.

Ainda estou procurando alguma menção à esta entrevista no Globo Online. Tudo que encontrei foi mais um artigo de relações públicas, requentado e tendencioso, na capa, sobre o caso Sean, citando “uma entrevista de Lula à CNN” – sem dizer qual nem quando foi ao ar. Detalhe: o caso Sean não foi sequer citado na entrevista de Zacaria.”

Um comentário:

Missao disse...

AÇÕES SUSTENTÁVEIS & AGUAPÉ

Porque RARAMENTE um ou outro internauta apresenta seus COMENTÁRIOS ? ? ? ? ? – seus trabalhos só terão sentido com os referidos COMENTÁRIOS ! ? ! ? ! ? ! ? ! ?

Estamos vivenciando Muitas VERDADES & Muitas BABOSEIRAS que não SERVEM ao Brasil & Povo Brasileiro - porque FALTAM AÇÕES SUSTENTÁVEIS dos Cidadãos Brasileiros por Política de ESTADO SUSTENTÁVEL ou POLÍTICA que promova o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

Muitos PROBLEMAS são comuns a todos, mas nunca surge uma SOLUÇÃO porque sempre falta UNIÃO (Soma de Esforços) dos Cidadãos Brasileiros que seja no PAÍS como um TODO, como, também, em PARTES da Área Pública ou Área Privada.


PÁGINAS INTERESSANTES:
|Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| |Princípios Éticos do Desenvolvimento Sustentável| | | |



Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR