terça-feira, 31 de março de 2009

TODA MÍDIA

O jornal Folha de São Paulo, na coluna "Toda Mídia", de Nelson de Sá, ontem publicou:

EMERGENTES CONTRA RICOS

“Os "banqueiros de olhos azuis" de Lula ecoaram e, no domingo que antecede o G20, o "New York Times" alertou que "Obama vai enfrentar mundo desafiador" aos EUA.
"Os americanos viajavam por Índia, Brasil, China dando lição de moral sobre a necessidade de abrir e desregular mercados. Agora essas políticas são vistas como os réus do colapso."

No destaque do Huffington Post pela manhã, "Lula: Nós rejeitamos a fé cega nos mercados". No inglês "Observer", também destaque do Post, "'Banqueiros de olhos azuis' despertam divisão do G20", sobre o "crescente racha entre o Ocidente e as potências emergentes".

No "Financial Times", "o comentário de Lula", diante de Gordon Brown, "ressalta o risco de desacordo entre emergentes e os mais ricos".

Em suma, no título do "NYT" para longa análise, é o "Capitalismo anglo-americano em julgamento".

"BANQUEIROS DE OLHOS AZUIS"

Em duas páginas no "Observer", o primeiro-ministro, Lula e "a nova raiva das nações mais populosas do mundo por serem puxadas para uma bagunça que não criaram"

"GENTE BRANCA"

No alto das páginas iniciais de Huffington Post (esq.) e Drudge Report, Lula e os supostos culpados pela crise

DRUDGE ATACA

De sexta até ontem, a foto de Lula não saiu da home de Matt Drudge, a referência conservadora para links de notícias. De início, com título sobre a declaração. Depois, com chamadas questionando o próprio país, linkando para despachos como "Brasil ergue muros em torno das favelas do Rio", da Reuters.

"LULA LULU"

Também o "NY Post" foi para cima do brasileiro, dado por "Lula lulu" e "Brazil nut", trocadilhos para maluco. A colunista Maureen Dowd, do "NYT", ecoou o "Post", mas notando que a tirada virou "big news", notícia grande, "quando Obama recebia banqueiros 'pão branco', de olhos bem azuis".

O RASCUNHO

As três grandes redes americanas enviaram os âncoras a Londres, para apresentarem os telejornais direto do G20. E o "NYT" aproveitou para lançar ontem sua home page "Global", logotipo acima, com a manchete "Luta em torno do FMI vira foco da cúpula sobre crise".

Pode ser, mas no mesmo final de tarde o site do "FT" postou a manchete "G20 promete evitar protecionismo", com o "rascunho do comunicado" final. O documento, diz o jornal inglês, "tem poucos detalhes sobre um estímulo global", a prioridade para os EUA, que a Alemanha recusa.

SEM DITADOR

Descoberto pelos sites políticos, Lula ocupou também a home do Talking Points Memo para a viagem de Joe Biden ao Chile, onde o vice prometeu que "os EUA não vão mais "ditar unilateralmente" para a América Latina"

OS REEMERGENTES

O "Wall Street Journal", com a agência Dow Jones e o site Market Watch, e o "Financial Times", com o blog Alphaville e a coluna Lex, noticiam que a semana passada fechou com a maior alta no fluxo de investimentos em ações dos emergentes "em um ano". O Brasil e a Rússia "ficaram à frente do bando".

Os investidores teriam se mostrado "especialmente entusiasmados com o Brasil, que recebeu US$ 267 milhões, sua quinta maior marca". A começar da China, os emergentes já são tratados por "Mercados reemergentes", um dos títulos. Por outro lado, vêm perdendo aplicações os mercados "desenvolvidos, notadamente as ações dos EUA".

Nenhum comentário: