terça-feira, 31 de março de 2009

PRESIDENTE DO BCE PREVÊ INÍCIO DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA EM 2010

Li ontem no UOL a seguinte reportagem da agência espanhola de notícias EFE:

“Bruxelas, 30 mar (EFE).- O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, previu hoje que a economia, tanto na eurozona quanto em nível mundial, continuará muito fraca em 2009, para começar a subir gradualmente em 2010, mas alertou da elevada incerteza que cerca esta previsão.

Em um comparecimento no Parlamento Europeu (PE), Trichet disse que, segundo os mais recentes indicadores, a atividade econômica na eurozona continuou se deteriorando nos primeiros meses de 2009, depois da forte contração registrada no último trimestre de 2008 (de 1,5%).

Olhando mais adiante, o BCE acredita que "a demanda continuará muito fraca ao longo de 2009, tanto em nível global quanto na zona do euro, para dar espaço a uma recuperação gradual em 2010", mas Trichet destacou que esta previsão está cercada de incerteza.

Assim, insistiu em que a evolução dependerá do efeito das ajudas públicas ao setor bancário e dos planos de estímulo fiscal, que pode ser mais forte do que o antecipado, mas também advertiu que a repercussão das turbulências financeiras na economia real pode ser ainda mais grave.

Sobre a inflação, considerou que, na zona do euro, continuará muito abaixo de 2% em 2009 e 2010, mas deixou claro que o BCE segue comprometido com o objetivo de manter a estabilidade de preços a médio prazo e fará o necessário para conseguir.

O presidente do BCE explicou que o que está ocorrendo é uma tendência desinflacionista, devido, principalmente, à queda do preço do petróleo, e descartou que vá se transformar em deflação, embora acrescentou que "é preciso ficar alerta de forma permanente".”

Nenhum comentário: