sexta-feira, 27 de março de 2009

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: BRASIL É FORTE EM FORNECEDORES LOCAIS, MERCADO FINANCEIRO E PESQUISA

A agência espanhola de notícias EFE ontem divulgou, a partir de Genebra:

BRASIL É O 59º EM USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

“O Brasil ocupa o 59ª posto na lista que avalia o nível de implantação de tecnologias da informação (TI) no mundo, divulgada hoje pelo Fórum Econômico Mundial. O país continua na mesma posição do levantamento anterior.

Entre os pontos fortes do Brasil, o estudo destaca a quantidade de fornecedores locais, a sofisticação do mercado financeiro e a existência de centros especializados de pesquisa e treinamento.

Já algumas das principais fraquezas brasileiras no campo da TI, de acordo com a pesquisa, são a alta tributação, o tempo necessário para se conseguir abrir um negócio e a burocracia governamental.

A Dinamarca encabeça o ranking de 134 países, seguida por Suécia e Estados Unidos. Cingapura, Suíça, Finlândia, Islândia, Noruega, Holanda e Canadá completam nesta ordem a lista dos dez primeiros.

Os países latino-americanos ocupam posições bem diferentes. À frente do Brasil aparecem apenas três nações: Chile (39º), Porto Rico (42º) e Costa Rica (56º).
Já o Equador (116º), o Paraguai (122º), a Nicarágua (125º) e a Bolívia (128º) surgem mais perto do final da lista.

Quanto aos grandes mercados emergentes asiáticos, a China aparece na 46ª posição, 11 à frente da pesquisa anterior, e a Índia, em 54º.

O relatório examina o quanto os países estudados estão preparados para empregar as TI e o quanto essas tecnologias, como a telefonia celular, por exemplo, são empregadas.”

Nenhum comentário: