EC725
“O sucesso da Embraer no lançamento de aviões serve de espelho para a única fabricante [franco]brasileira de helicópteros, a Helibras. O plano mais audacioso da empresa é o lançamento de um helicóptero 100% nacional até 2020. O país ainda não possui nenhum modelo com tecnologia totalmente brasileira.
[SITUAÇÃO ATUAL]
Um acordo de € 1,8 bilhão (cerca de R$ 4,5 bilhões) com as Forças Armadas, para a fabricação de 50 helicópteros do modelo EC725, deu grande impulso nos planos da empresa. O modelo também é utilizado pela Petrobras para o transporte de funcionários para plataformas de petróleo.
A contratação de novos engenheiros – passando de 9, em 2010, para 54, em 2012- e acordos de transferência de tecnologia com a francesa Eurocopter (dona de 50% da empresa brasileira) dão esperanças de que o “sonho” do helicóptero brasileiro possa finalmente sair do papel.
“Nosso objetivo é transformar a Helibras na Embraer das asas rotativas. A transferência de tecnologia vai nos possibilitar desenvolver uma aeronave 100% nacional”, disse o diretor do centro de engenharia da Helibras, Walter Filho.
Ainda segundo o diretor, os investimentos na empresa brasileira são um dos focos do grupo Eurocopter.
“Em cinco anos, o Brasil será a 4ª filial mais importante do grupo em todo o mundo, ficando atrás apenas da França, Alemanha e Espanha”, declarou Filho.
Em fase final de obras, a nova fábrica de helicópteros da Helibrás, em Itajubá (MG), dobrou de tamanho com a construção de novos prédios para a fabricação do EC725.
Um dos destaques é a nova área de testes para as caixas de transmissão dos helicópteros. Antes, esse tipo de reparo tinha que ser feito em outros países, como a França ou os Estados Unidos.
A preocupação com a sustentabilidade das novas áreas deve trazer até 100% de economia no uso da água e 50% no uso de energia.
“Fizemos um projeto sustentável, seguindo normas internacionais. Estamos pensando lá na frente, na importância do mercado nacional e no crescimento do setor”, afirmou o gerente de infraestrutura da Helibras, Carlos Moraes.
HELICÓPTERO [EC725] SERÁ USADO POR DILMA
Um dos 50 [helicópteros] do contrato da Helibras com as Forças Armadas será utilizado pela presidente Dilma Rousseff. A presidente utiliza, atualmente, um modelo Super Puma que deverá ser substituído até o final do ano.
As outras unidades serão divididas entre Exército, Aeronáutica e Marinha para missões de resgate e patrulhamento. Dentro de um EC725 configurado para as Forças Armadas, cabem mais de 30 passageiros.”
FONTE: portal UOL (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/05/29/helicoptero-100-nacional-deve-sair-do-papel-ate-2020.jhtm). [Imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].
8 comentários:
Esta compra de 50 Eurocopter tem o dedo do Coroné OLIVA MERCADANTE, irmãozinho sapeca do MINISTRO ALOIZIO MERCADANTE, até o mundo mineral(como diz o Mino) sabe das maracutaias do Corone OLIVA com o AÉTICO NEVER, é só perguntar ao ALOIZIO...
Estes 50 EC-725 serão distribuídos para as três FORÇAS(16 pra CADA), sobrando DOIS para a Presidência.
O que eu gostaria de saber é, do porque, da Eurocopter, não nos oferecer os TIGER...
Eurocopter Tiger gunship helicopter
http://www.youtube.com/watch?v=-pTqEdnpkho
Eurocopter Tiger
http://www.youtube.com/watch?v=vxeJVYCxDMw
Fora ALOIZIO MERCADANTE!!!!!!!
Fora EUROCOPTER!!!!!
Essa compra dos EC-725 foi cara para o Brasil, mas fundamental para a aquisiçao de tecnologias avancadas.
O modelo de helicopetro adquirido, esta entre os melhores do mundo, sao realmente modernos, e ainda estao sendo comprados por varios paises em todo o mundo, mesmo apos o Brasil ter comprado.
Foi uma das melhores compras militares ja feitas na historia do Brasil, porque envolve fabricaçao no Brasil, gerando emprego e tecnologia no pais.
Ao contrario das compras(muito poucas) realizadas na era FHC/PSDB que so forçavam uma dependencia do pais em relaçao ao fornecedor extrangeiro, essa compra marcou de fato o inicio da independencia brasileira na area de aeronaves de asa rotativa.
So pra esclarecer o comentarista do psdb, que demosntra absoluta ignorancia sobre o assunto.
A EUROCOPTER/HELIBRAS so nao ofereceu o TIGER ao Brasil, porque a compra NAO era de helicopetros de ataque e sim de helicopteros de TRANSPORTE.
Portanto sua pergunta, alias, todo o seu comentario nao faz o menor sentido.
Quanto a compra de helicopteros de ataque, as forças armadas deram preferencia para o produto oferecido pela Russia, o MI-35 que para as condiçoes brasileiras possuem um desempenho superior a um custo muito menor.
PROBUS, volte pra escola, e talvez quem sabe daqui uns 30 anos voce tenha condiçoes de fazer algum comentario inteligente.
Oi empalador... Quá quá quá quá quá
Eu milito pelo PCdoB. Quanto a sua sugestão para que eu volte pra escola... olha, quá quá quá quá quá VOLTE pro CIRCO empalador, está com carência de PALHAÇOS no mercado circense!!!
“Nosso objetivo é transformar a Helibras na Embraer das asas rotativas. A transferência de tecnologia vai nos possibilitar desenvolver uma aeronave 100% nacional”, disse o diretor do centro de engenharia da Helibras, Walter Filho.
Putz, se eles quiserem fazer um helicóptero "100 % nacional" com o indice de nacionalização da Embraer estamos mal.
Esperava mais, algo como fabricação de conjunto do rotor, motor etc.
É isso mesmo iurikorolev!!! Estas duas PIRATAS, HELIBRAS e EMBRAER não passam de duas APERTAPARAFUSOBRAS.
Probus,
O que vc acha do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que propôs um chute no traseiro do Brasil ?
Postar um comentário