domingo, 17 de junho de 2012

NESTE DOMINGO: A CRISE VOTA NA FRANÇA, GRÉCIA e EGITO


Por Emir Sader

“Três eleições neste fim de semana refletem, de maneiras distintas, o mundo globalizado em crise. Votam franceses, votam egípcios, votam gregos, todos sob o impacto da crise internacional.

FRANÇA

Na França, o segundo turno das eleições parlamentares deve consolidar a nova maioria, da aliança socialistas-verdes, com apoio da frente única de esquerda, o que deve dar uma maioria relativamente estável para o governo de Hollande. Segura a derrota da direita sarkozista, segura a consolidação da extrema direita de Le Pen, mas sem a expressão parlamentar dos seus votos, pelo sistema eleitoral francês.

Em poucas semanas, Hollande se revelou mais progressista do que seu tradicional caráter moderado dentro do PS, aparecendo como contraponto à Merkel e tentando mostrar que, mesmo na situação de crise aguda, se podem reafirmar direitos sociais – como fez com a diminuição da idade de aposentadoria. Essa seria a prova concreta de que a austeridade pode se combinar com direitos sociais. Resta saber como reagirá a economia francesa e como reagirão os “mercados”, especialmente sob o pano de fundo das incertezas políticas da Grécia e as econômicas da Espanha.

GRÉCIA

Os gregos vão de novo às urnas, sob o impacto da guerra de terror que é movida contra eles. Dificilmente um partido ou um bloco de partidos terá maioria – mesmo com o bônus de 50 cadeiras ao partido mais votado -, o que pode acentuar o caráter de impasse em que se encontra o país.

O bloco ainda governante se enfraquece, mas com posições mais flexíveis – aceitando que é preciso renegociar o acordo de austeridade que eles mesmos assinaram -, terá um caudal de votos que ainda o fazem candidato a dirigir o novo governo, mas com crise aparentemente irreversível do Pasok, o tradicional Partido Socialista.

O Syriza, a maior novidade política da Europa de hoje, uma frente de todas as tendências de esquerda discordantes da esquerda tradicional, é quem mais se fortalece, pode chegar em primeiro lugar, mas dificilmente teria aliados que lhe permitissem organizar uma maioria. Mas afirma um polo de esquerda, antineoliberal.

No outro lado do espectro político, como sempre ocorre nas situações de profunda polarização social, surge uma extrema direita agressiva, fascista, que pretende aprofundar o desespero dos gregos e se aproveitar disso buscando bodes expiatórios, que deslocaria o centro real da crise e sus soluções.

O governo alemão, o BCE, o FMI, estão esperando mais uma situação de impasse, para intensificar suas chantagens. O Estado grego só tem recursos para pagar poucos meses de salários dos servidores, mas já suspendeu vários direitos sociais fundamentais – entre eles remédios grátis para aposentados.

Um impasse eleitoral levará a deixar que a Grécia entre diretamente numa situação de falência, de crise aberta do Estado, de caos social, para tratar de conseguir uma consulta como a feita na Irlanda. Ali, embora todos saibam que a austeridade significa mais sofrimentos, mais desemprego, mais recessão, acabaram votando a favor do pacote, diante do caos que se promete, caso não se submetessem os irlandeses.

Pode-se esperar que um impasse institucional aumente ainda mais a pressão sobre a Grécia, com ameaças ainda maiores por parte das autoridades europeias, pressionando para que o país abandone o euro – tornando-se um país pária – ou se submeta a todas as drásticas condições que querem lhes impor, que não têm servido senão para piorar a crise.

EGITO

Os egípcios vão às urnas para decidir entre duas candidaturas, nenhuma delas expressão da primavera árabe. Um ex-ministro de Mubarak representa a continuidade do domínio militar sobre o país, um candidato da Irmandade Muçulmana representa a intolerância religiosa. Os dois expressam forças pré-existentes à primavera árabe. Os militares tentando se distanciar de Mubarak para dar continuidade ao regime, com maquiagens apenas. Os muçulmanos sobreviveram dentro do velho regime, como religião e como tendência conciliadora com esse regime. Provavelmente, será eleito um governo fraco, sem legitimidade do país como um todo, retornando com força as forças da primavera árabe, até que estas possam constituir uma expressão política que efetivamente possa democratizar o Egito.”

FONTE: escrito pelo cientista político Emir Sader no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=1012). [Título e subtítulos acrescentados por este blog ‘democracia e política’].

2 comentários:

Probus disse...

17/06/2012: Reforçando coro contra austeridade, Dilma vai ao México para reunião do G20

PARTE

"...Já na segunda-feira de manhã, antes da abertura oficial do G20, Dilma tem na agenda um encontro com outros chefes de Estado dos países Brics - Rússia, Índia, China e África no Sul - para discutir um plano de barganha para conseguir mais poder de voz em organismos multilaterais em troca de disponibilizar recursos para conter a crise.

Depois, Dilma se encontra em "caráter" BILATERAL com os líderes italiano, Mário Monti, russo, Vladimir PUTIN e a chanceler alemã, Angela Merkel.

A presidente brasileira vem acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também participará da reunião com os Bric.

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2012/06/17/reforcando-coro-contra-austeridade-dilma-vai-ao-mexico-para-reuniao-do-g20.jhtm

Unknown disse...

Probus,
Como você sabe, essa política de austeridade significa a banca internacional garantir algum montante e o pagamento prioritário dos juros de seus empréstimos. Eles cobram juros elevados porque sabem que o cliente logo vai morrer com tal política. Cegueira?
Maria Tereza