segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IRÃ FECHA ACORDO NUCLEAR COM SEIS POTÊNCIAS

“As negociações foram intermediadas pelos chanceleres Sergei Lavrov, da Rússia [à direita], e John Kerry, dos Estados Unidos [à esquerda]. Israel, no entanto, protesta: "O que foi acertado em Genebra não é um acordo histórico, é um erro histórico", afirmou Netanyahu. "Hoje o mundo se tornou um lugar mais perigoso porque o regime mais perigoso do mundo deu um passo significativo na direção de desenvolver a arma mais perigosa do mundo", emendou."

Da agência norte-americana de notícias “Reuters”:

"GENEBRA, 24 Nov (Reuters) - O Irã e seis potências mundiais chegaram a um acordo na manhã de sábado para frear o programa nuclear de Teerã em troca de um alívio nas sanções sofridas pelo país, no que poderia ser o primeiro sinal de uma reaproximação com o Ocidente.

Com o objetivo de acabar com perigoso impasse, o acordo entre o Irã e Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Rússia foi fechado depois de mais de quatro dias de negociações duras na cidade suíça de Genebra.

Interromper os esforços nucleares do Irã foi projetado como um pacote de medidas de construção de confiança para minimizar décadas de tensões e confrontos. Além disso, tem como objetivo acabar com o espectro de uma guerra no Oriente Médio por conta das as aspirações nucleares de Teerã.

Mas Israel [que já construiu clandestinamente cerca de 200 bombas atômicas e não admite ser inspecionado pela ONU] denunciou [hipocritamente] o acordo com o "um mau negócio", e disse que não iria ficar preso a ele. O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu classificou o acordo como um erro histórico.

"O que foi acertado em Genebra não é um acordo histórico, é um erro histórico", afirmou Netanyahu. "Hoje o mundo se tornou um lugar mais perigoso porque o regime mais perigoso do mundo deu um passo significativo na direção de desenvolver a arma mais perigosa do mundo", emendou.

A chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, que coordenou as negociações com o Irã em nome das grandes potências, disse que o acordo abriu espaço para se alcançar uma solução abrangente para o tema.

"Este é apenas o primeiro passo", afirmou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, em entrevista coletiva . "Precisamos começar a se mover para restaurar a confiança."

(Reportagem de Parisa Hafezi e Justyna Pawlak).
++++++++++++++


Leia ainda reportagem da “Reuters” sobre o impacto da decisão: “Irã poderá ter acesso a bilhões de dólares diante de acordo nuclear

GENEBRA, 24 Nov (Reuters) - O acordo nuclear entre o Irã e seis potências mundiais no domingo permitirá ao país ter acesso a bilhões de dólares de [suas] receitas de vendas limitadas de petróleo e petroquímicos [que foram sequestradas pelos EUA e aliados], além do comércio de ouro e de outros metais preciosos, informaram os Estados Unidos.

De acordo com um documento da Casa Branca sobre o acordo provisório, o Irã terá alívio em algumas sanções em troca da suspensão de alguns aspectos de seu programa nuclear, incluindo o seguinte:

- Acesso potencial a 1,5 bilhões de dólares em [suas] receitas de comércio de ouro e metais preciosos [que foram "apropriadas" pelos EUA] e a suspensão de algumas sanções ao setor automotivo do Irã e a exportações petroquímicas do Irã;

- Permitir compras de petróleo iraniano, em níveis significativamente reduzidos. "4,2 bilhões dólares [pertencentes ao Irã] dessas vendas serão "autorizadas" em parcelas se o Irã cumprir com seus compromissos", informou a Casa Branca.

(Reportagem de Louis Charbonneau )

FONTE: reportagens da agência norte-americana de notícias “Reuters” transcritas no jornal online “Brasil 247”  (http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/121754/Ir%C3%A3-fecha-acordo-nuclear-com-seis-pot%C3%AAncias.htm).

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

COMPLEMENTAÇÃO

P5+1 E IRÃ ASSINAM ACORDO NUCLEAR HISTÓRICO

Do “Russia Today”, sob o título “P5+1 and Iran agree landmark nuclear deal at Geneva talks”. Artigo traduzido e comentado pelo “pessoal da Vila Vudu” 
postado por Castor Filho no seu blog “Redecastorphoto” 

O QUE, NEM COMO, VOCÊ NÃO LERÁ/NEM VERÁ NOS JORNAIS-EMPRESAS DO “GRUPO GAFE”, NEM OUVIRÁ JAMAIS PELA “GLOBONEWS”.



Na sede das Nações Unidas em Genebra em 24/11/2013 (Reuters/Denis Balibouse): a Chefe de Relações Exteriores da União Eupopeia, Catherine Ashton (3ª a esquerda) entrega o “Acordo Nuclear” durante a cerimônia, ao lado (da esquerda para a direita da foto) do Secretário de RE britânico, William Hague; do Ministro alemão de RE, Guido Westerwelle; do Ministro de RE do Irã, Mohammad Javad Zarif; do Ministro de RE da China, Wang Yi, do Secretário de Estado dos EUA, John Kerry; do Ministro de RE da Rússia, Sergei Lavrov e do Ministro de RE da França, Laurent Fabius.

“O Grupo P5+1 (cinco estados-membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) firmaram acordo histórico sobre o programa nuclear de Teerã, em Genebra, sábado. Os negociadores superaram as incompatibilidades, apesar da forte pressão de Israel e de vários grupos de lobby.

Nos termos do acordo assinado, Teerã terá acesso a US$4,2 bilhões dos seus fundos congelados pelo ocidente, como parte das sanções impostas até agora ao Irã [“O Globo”, no Brasil, noticia o mesmo fato, nos seguintes termos: “O Irã terá acesso a US$ 4,2 bilhões em divisas, como parte de um acordo pelo qual ele irá travar o seu programa nuclear em troca do alívio de sanções, disse um diplomata ocidental”]. [Como se lê no “jornalismo” marrom, de O Globo]. Em troca, o Irã aceitou suspender o enriquecimento de urânio a 20%, por seis meses, mas continuará a enriquecer urânio a 5%. (...)

O Ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, disse que o acordo foi “um grande sucesso” e disse que Teerã expandirá a colaboração com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O Presidente do Irã, Hassan Rouhani anunciou que o acordo firmado em Genebra mostra que as demais potências mundiais reconheceram “os direitos nucleares do Irã”.

(Não há NENHUMA notícia sobre isso, em NENHUM dos jornais-empresas de jornalismo marrom do Grupo GAFE – Globo,Abril, FSP, Estadão, e nos demais veículos-empresas de macaqueação das agências internacionais, que as macaqueiam em língua portuguesa).
(...)

O Irã e a Rússia festejaram que “o acordo reconhece, afinal, o direito de Teerã a enriquecer urânio”. [“Globo News”, falando de Telavive, acha que não. NÃO ASSISTA, mas está publicado, para quem duvide, no vídeo da “GloboNews].
(...)



    Sergey Lavrov, Ministro de Relações Exteriores da Rússia

“Esse acordo significa que todos reconhecemos o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear, inclusive o direito de enriquecer urânio. Todos entendemos também que o programa nuclear iraniano permanecerá sob estrito controle da Agência Internacional de Energia Atômica” – disse o ministro russo de Relações Internacionais Sergey Lavrov aos jornalistas.
(...)

FONTE: do “Russia Today”, sob o título “P5+1 and Iran agree landmark nuclear deal at Geneva talks”. Artigo traduzido e comentado pelo “pessoal da Vila Vudu” e postado por Castor Filho no seu blog “Redecastorphoto”  (http://redecastorphoto.blogspot.com.br/2013/11/p51-e-ira-assinam-acordo-nuclear.html).[Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: