quarta-feira, 27 de novembro de 2013

JOAQUIM BARBOSA TROPEÇA SEM QUERER NO MENSALÃO DO DEM


Quatro anos de impunidade do mensalão do DEM escracham o rigor seletivo de Joaquim Barbosa e o caráter da AP 470 como julgamento de exceção.

Por Antonio Lassance

“Uma decisão de Sua Majestade, a Rainha de Copas do Supremo Tribunal Federal, que responde pela alcunha de Joaquim Barbosa, acaba de criar um grave problema. Ao fazer a troca do juiz que cuidava da execução penal dos condenados da AP 470, em busca de alguém "mais duro", Barbosa tropeçou na "Caixa de Pandora" do mensalão do DEM.

Ao escolher um juiz para chamar “de seu”, optou, “por acaso”, por alguém que é filho de um alto dirigente do PSDB-DF. Pior: o pai desse juiz foi secretário do governo de José Roberto Arruda [DEM], no Distrito Federal, e é considerado por muitos como o mais fiel aliado do ex-governador após o escândalo que o derrubou. Arruda caiu flagrado na operação “Caixa de Pandora” da Polícia Federal, que revelou o que se tornou conhecido como o "mensalão do DEM".

A “Caixa de Pandora”, também "por acaso", completa 4 anos exatamente nesta semana. Em 27 de novembro de 2009, a Polícia Federal expôs um farto conjunto de provas materiais do esquema de desvio de dinheiro público. O próprio José Roberto Arruda foi pego com a mão na cumbuca, em um vídeo no qual recebia dinheiro vivo - se Barbosa não sabe, é a isso que se chama propriamente de "domínio do fato".

O DEM ficou com a pecha daquele mensalão, mas é bom lembrar que Arruda era egresso do PSDB, tendo sido líder do governo tucano FHC/PSDB no Senado. Renunciou para não ser cassado por um outro escândalo, o do "painel do Senado". Retornou à política como deputado federal e, depois, como governador, eleito pelo PFL (atual DEM) e trazendo seu querido PSDB para seu governo. Chegou a ser cogitado para vice de José Serra, nas eleições de 2010, não fosse a Polícia Federal ter estragado tudo.

O contraste é gritante. Arruda continua livre, leve e solto. "Ficha limpa", ele pode, inclusive, concorrer às eleições do ano que vem. Filiado ao "Partido da República" (de Waldemar Costa Neto e Anthony Garotinho), Arruda conversa sobre alianças para 2014, no DF, com o PSDB, o PPS e, como não poderia deixar de ser, o DEM.

Detalhe: o processo do mensalão do DEM foi desmembrado [isso não foi autorizado para o processo do mensalão do PT]. O único que responde atualmente em instância superior é um conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Com isso, a maioria dos denunciados, a começar por Arruda, responde a processo em primeira instância, não recaindo na Lei da Ficha Limpa, que exige condenação pelo menos em segunda instância.

Nesse sentido, os quatro anos de impunidade daquele que foi apontado como chefe do mensalão do DEM escracham o rigor seletivo [partidário?] de Joaquim Barbosa e o caráter da AP 470 como julgamento de exceção.”

FONTE: escrito por Antonio Lassance, doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Publicado no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Joaquim-Barbosa-tropeca-no-mensalao-do-DEM/4/29639). [Trechos entre colchetes e aspas adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: