sexta-feira, 27 de maio de 2011

OCIDENTE vs. BRICS


Coluna “Toda Mídia”, na “Folha”:

“De Obama ao parlamento britânico, por "New York Times" e outros, "é errado concluir que a ascensão de países como China, Índia e Brasil representa o fim da liderança americana e europeia", que segue "mesmo quando mais nações assumem responsabilidades de liderança global".

Na manchete da estatal britânica BBC, "Ocidente ainda lidera o mundo, diz Obama".

Na submanchete da Folha.com, "Obama cita Brasil e China e rejeita declínio dos EUA e Reino Unido".

Ao fundo, a Associated Press despachou que "emergentes na Ásia e América Latina ainda lideram recuperação econômica global", segundo relatório da ONU. "Especialmente China, Índia e Brasil."

No "The New York Times-NYT", junto ao discurso de Obama em Londres, "nações em desenvolvimento se opõem a nomear europeu, mas Christine Lagarde ainda é considerada favorita" no FMI. Anota que "EUA e Europa, juntos, têm os votos para eleger". Mas os BRICS soltaram "nota inusual" contra um nome europeu e até "editoriais de jornais da Ásia-Pacífico adotaram tom mais duro".

"Wall Street Journal" e "Financial Times" foram na mesma linha, com o primeiro destacando ainda que o indiano “Montek Singh Ahluwalia”, "visto em alguns círculos como ideal", seria "velho demais".

E o "China Daily", contido, publicou que, "embora a escolha seja de importância imediata, mais importante é reformar as políticas e operações do FMI".

NÃO FECHA

Estreando o “Bloomberg View”, site de opinião da agência financeira, que tirou colunistas de outras organizações e anuncia ter "o mundo em foco", o editorial "A matemática eleitoral do FMI não fecha" questiona um europeu no FMI. A conta que não fecha é a Bélgica ter mais votos que o Brasil, "vastamente maior e mais populoso". Ou Japão, Alemanha, França e Reino Unido terem, cada um, mais votos que a China, "a segunda economia do mundo".

De quebra, o “Bloomberg View” destacou na estreia a coluna de Simon Johnson, referência em assuntos de FMI, contra o "clube euro-americano" no Fundo.”

FONTE: publicado na coluna “Toda Mídia”, de Nelson de Sá, na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2605201122.htm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: