segunda-feira, 30 de maio de 2011

LÍBIA: O LADO OCULTO DOS FATOS

Embaixador líbio no Brasil, Salem Omar Ezubedi

Por Mário Augusto Jakobskind

“Na Líbia, os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) seguem implacáveis contra Tripoli, provocando mortes e feridos. A [fajuta] justificativa de “ação humanitária de proteção à população civil” não resiste aos fatos. Isto é, a OTAN exorbitou de suas funções e a Organização das Nações Unidas (ONU) deveria ser convocada imediatamente para reavaliar o que aprovaram açodadamente. Até porque, quando foi imposta a decisão dos bombardeios no Conselho de Segurança, sem vetos, a justificativa era uma. A prática atual está sendo totalmente outra.

O governo russo, sabe-se lá por qual convencimento, somou-se, segundo as agências internacionais, ao grupo do clube imperial do G-8 para pedir a saída de Muammar Khadafi.

A OTAN também tem outro objetivo, que está ficando cada vez mais claro: a de atingir mortalmente o dirigente líbio Muammar Khadafi.

Leitores, ouvintes e telespectadores não estão tendo a oportunidade de ouvir o outro lado, porque somente recebem informações de uma fonte, exatamente a responsável por bombardeios que atingem áreas civis.

Para se ter uma idéia de como os meios de comunicação nacionais em geral somente divulgam o que noticiam as agências internacionais, inclusive informações muitas vezes que não resistem a uma checagem mais consistente, na semana que passou a “Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa”, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), promoveu debate com o embaixador líbio no Brasil, Salem Omar Ezubedi, justamente para ouvir o outro lado.

Nenhum órgão da grande imprensa do Rio de Janeiro compareceu [!?!], apesar de avisados. Perderam a oportunidade de não só ouvir outro lado como até mesmo questionar o embaixador. Os editores não se interessaram pelo tema, porque, provavelmente, não teriam elementos para se contrapor às informações apresentadas pelo representante da Líbia.

O embaixador, por exemplo, acusou frontalmente a CIA de preparar os rebeldes durante dois meses para atacar as delegacias e os quartéis de Benghazi com o objetivo de roubar armas pesadas e promover os confrontos.

Zubeidy garantiu que a maioria dos opositores que moravam nos Estados Unidos tornou-se agente da CIA. Revelou, também, que depois do movimento que levou Khadafi ao poder, em 1969, muitas dessas pessoas que atualmente lutam contra o governo tinham se transferido para os Estados Unidos. Voltaram agora hasteando, inclusive, a bandeira da monarquia.

A Líbia, que tem regime laico, foi assediada por uma “Irmandade Islâmica” que quer impor ao país normas de acordo com os seus padrões, como, por exemplo, impedir, entre outras coisas, que as mulheres trabalhem e mesmo frequentem escolas. Membros da Al Qaeda estão ao lado dos rebeldes financiados pela CIA, segundo ainda Zubeidy.

Uma das críticas feitas ao Conselho de Segurança da ONU, ao adotar a resolução da adoção de uma zona de exclusão aérea, é que, antes, nenhum representante [da ONU] foi designado para verificar o que estava acontecendo verdadeiramente na Líbia.

Zubeidy responsabilizou o representante da Liga Árabe por prestar informações inverídicas segundo as quais o povo estaria sendo vitimado e que acabaram levando o Conselho a tomar a decisão equivocada que tomou.

A guerra civil na Líbia caminha para completar seis meses. Os bombardeios “imparciais” estão, na prática, tornando a situação ainda pior. A OTAN já tem a avaliação segundo a qual essa forma de ação não resolverá a crise como deseja. Por isso, não será surpresa se amanhã for decidido ação terrestre capitaneada pelos Estados Unidos, o maior senhor da guerra.” (...)

FONTE: escrito por Mário Augusto Jakobskind, correspondente no Brasil do semanário uruguaio “Brecha”. Foi colaborador do “Pasquim”, repórter da “Folha de São Paulo” e editor internacional da “Tribuna da Imprensa”. Integra o Conselho Editorial do seminário “Brasil de Fato”. É autor, entre outros livros, de “América que não está na mídia”, “Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE”. Publicado no site “Direto da Redação” (http://www.diretodaredacao.com/noticia/o-lado-oculto-dos-fatos)[trechos entre colchetes e detalhes de forma adicionados por este blog].

Nenhum comentário: