sexta-feira, 27 de maio de 2011

HONDURAS: UM PASSO FUNDAMENTAL PARA A NORMALIZAÇÃO DO CONVÍVIO INTERNACIONAL


“Os países integrantes do Mercosul –Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai-, além da Venezuela, divulgaram comunicado à imprensa com manifestação sobre o ‘Acordo de Cartagena das Índias’ relativo à situação em Honduras. Para os países, “a assinatura do Acordo constitui passo fundamental para a normalização do convívio internacional de Honduras”.

A seguir o ‘Blog do Planalto’ reproduz o comunicado divulgado pelo Itamaraty:

COMUNICADO À IMPRENSA

ASSINATURA DO ACORDO DE CARTAGENA DAS ÍNDIAS SOBRE A SITUAÇÃO EM HONDURAS


“Os países membros do MERCOSUL acompanharam, com satisfação, a assinatura, no dia 22 de maio de 2011, em Cartagena das Indias, Colômbia, do Acordo entre o Governo de Honduras e o ex-Presidente Manuel Zelaya, que abre caminho para o retorno do ex-Presidente a seu país, em pleno gozo de seus direitos e livre das perseguições ocorridas como consequência do golpe de Estado de 28 de junho de 2009.

A assinatura do Acordo constitui passo fundamental para a normalização do convívio internacional de Honduras.

Os países membros do MERCOSUL congratulam-se com os Governos da Colômbia e Venezuela pelo apoio e mediação que viabilizaram a assinatura do Acordo, que reafirma o compromisso de toda a América Latina com a preservação e a consolidação da democracia. Reiteram, ademais, sua convicção de que, conforme o ‘Protocolo de Ushuaia’, de 1998, a plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração em que estão engajados.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/um-passo-fundamental-para-a-normalizacao-do-convivio-internacional-de-honduras/).

Nenhum comentário: