sábado, 28 de maio de 2011

FORÇAS ARMADAS APRESENTAM PLANO PARA AUMENTAR SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS

Do "Jornal da Câmara":

“Representantes das Forças Armadas apresentaram, na quarta-feira, aos deputados da ‘Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional’ os planos do governo para aumentar a segurança nas fronteiras.

Segundo o coordenador da ‘Estratégia Nacional de Fronteiras’ (ENAFRON), José Altair Benites, o projeto do governo para coibir a criminalidade nas áreas limítrofes com os países vizinhos integra ações das Forças Armadas e da Polícia Federal (PF).

A ENAFRON prevê melhorias na vigilância na Amazônia por meio de patrulhamento aéreo, terrestre e nos 9.523 quilômetros de rios e canais que separam o País dos vizinhos. O projeto conta, ainda, com postos de bloqueio nas calhas dos rios e nas principais rodovias para realização de "blitz".

A fronteira do Brasil tem 16.686 quilômetros de extensão, dos quais 7.000 são de fronteira seca, por onde passa com mais facilidade contrabando de armas, explosivos e drogas como cocaína, maconha e crack. Outros crimes ocorrem graças a falhas de vigilância na fronteira: trânsito de veículos roubados, imigração ilegal, tráfico de pessoas e crimes ambientais como a biopirataria.

POLICIAIS DESMOTIVADOS

Um dos problemas apontados pelo coordenador é a falta de motivação dos policiais para trabalhar na região. "Um policial, quando é lotado nessas regiões em cidade inóspita, não tem imóveis para alugar”, explica Benites. “Quando consegue [imóveis], eventualmente são de pessoas investigadas pela própria PF.”

Benites informou que, na ‘Estratégia Nacional de Fronteiras’, estão previstas construções de residências para a PF em locais onde não há possibilidade de residir com as famílias.

Para motivar os agentes que trabalham nas fronteiras, a ENAFRON propõe gratificação para esses policiais, além da reposição anual do efetivo por meio de concurso público. Segundo o coordenador, a demora de reposição dos policiais, em razão das aposentadorias coletivas, inviabiliza operações de grande porte.

MAIORIA DO EXÉRCITO

Entre os militares da zona de fronteira, a Marinha conta com 7.000 homens, o Exército com 31.000 e a Aeronáutica com pouco mais de 2.500. O subchefe de operações da ‘Chefia de Preparo e Emprego do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas’, major-brigadeiro Gerson de Oliveira, explica que a parceria com a Polícia Federal é fundamental, pois as Forças Armadas são voltadas para a inteligência militar, para o combate ao inimigo externo, e não para enfrentar a criminalidade.

Gerson Oliveira ressalta que, “na maioria das operações de fronteira, é primordial a participação da Polícia Federal, que é quem detém as informações com relação às organizações criminosas."

SUBCOMISSÃO

A ‘Comissão de Relações Exteriores’ instalou na semana passada uma subcomissão para acompanhar as ações de proteção das fronteiras brasileiras. O presidente é o deputado Roberto de Lucena (PV-SP). O deputado George Hilton (PRB-MG) foi escolhido relator.”

FONTE: "Jornal da Câmara". Transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/1146/Forcas-Armadas-apresentam-plano-para-aumentar-seguranca-nas-fronteiras) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: