sábado, 21 de maio de 2011

FIDEL: VÃO BOMBARDEAR A ESPANHA?


“Aos quase 85 anos, os olhos de Fidel Castro estão abertos para o mundo real. Leia o texto que ele publicou à tardinha de quinta-feira:

A INSUSTENTÁVEL POSIÇÃO DO IMPÉRIO

"Ninguém pode garantir que um império em agonia não arraste o ser humano para o desastre.

Como se sabe, enquanto existir a vida de nossa espécie, cada pessoa tem o sagrado dever de ser otimista. Eticamente, outro comportamento não seria admissível. Lembro-me bem um dia, há quase 20 anos, disse que havia uma espécie em perigo de extinção: o homem.

Antes de um seleto grupo de governantes burgueses, bajuladores do império, incluindo a massa imensa de bem-alimentados da Alemanha de Helmut Kohl, e outros de sua estirpe, que fizeram coro a Bush pai - menos alienado que seu próprio filho George W. Bush – não poderia deixar de expressar aquela verdade que via como muito real, ainda que mais distante que hoje, o mais honestamente possível.

Ao ligar a TV em torno de 12:15 horas de quinta-feira, porque alguém me disse que Barack Obama faria o seu discurso sobre política externa, prestei atenção às suas palavras.

Eu não sei por que, apesar das pilhas de despachos e das notícias que ouço todos os dias, em nenhum deles vi a notícia de que ele falaria a essa hora. Posso assegurar aos leitores que não são poucos os disparates e mentiras, que leio, ouço ou vejo em imagens todos os dias, entre verdades e fatos dramáticos de todos os tipos. Mas este caso foi algo especial. O que iria dizer o cara, nesta hora, neste mundo agoniado com os crimes imperiais, os massacres e os aviões sem pilotos jogando bombas mortíferas, que nem mesmo Obama, agora o dono de certas decisões de vida ou morte, imaginaria, como um estudante de Harvard faz, só algumas dezenas de anos [depois]?

Ninguém suponha, é claro, que Obama é o dono da situação. Somente lida com algumas palavras importantes que o velho sistema deu originalmente ao “presidente constitucional” dos EUA. Neste momento, após 234 anos da 'Declaração da Independência', o Pentágono e a CIA controlam os principais instrumentos que o poder imperial criou: a tecnologia para destruir a humanidade, em questão de minutos, e os meios para penetrar nessas sociedades, enganar e manipular descaradamente o tempo necessário, pensando [que o] poder do império não conhece limites. Confiança para lidar com um mundo dócil, sem qualquer perturbação, todo o tempo futuro.

É absurda a idéia, em que fundamentam o mundo de amanhã, como o “reino da liberdade, justiça, igualdade de oportunidades e direitos humanos”. Porque são incapazes de ver o que realmente acontece com a pobreza, a falta de serviços básicos educação, saúde, emprego e algo pior: a satisfação das necessidades básicas como comida, água, abrigo e muitas outras.

Curiosamente, alguém poderia perguntar, por exemplo, o que acontece com as 10 mil mortes por ano causadas pela violência relacionada às drogas, principalmente no México, ao que se pode adicionar os [mortos nos] países da América Central e [em] vários dos mais populosos do sul do continente?

Eu não guardo em mim qualquer intenção de ofender essas pessoas, o objetivo é apenas destacar o que acontece com os outros quase diariamente.

Uma pergunta tem-se de fazer quase que imediatamente: o que acontece na Espanha, onde as massas protestavam nas principais cidades porque até 40% dos jovens estão desempregados, para citar apenas uma das causas das manifestações desse povo combativo? Será que eles vão começar a bombardear esse país da OTAN?

No entanto, a esta hora, às 4:12 da tarde, não foi publicado na versão oficial em espanhol o discurso de Obama.

Espero que me perdoem por esta reflexão improvisada. Eu tenho outras coisas que me ocupar.”

FONTE: blog “Tijolaço”, de Brizola Neto (http://www.tijolaco.com/fidel-vao-bombardear-a-espanha/).

Nenhum comentário: