sábado, 28 de maio de 2011

EUA AJUDARAM A FRANÇA COM PROGRAMA NUCLEAR, PARA DIVIDIR EUROPA


Os Estados Unidos ajudaram secretamente a França a desenvolver seu arsenal nuclear na década de 1970, com o objetivo de dividir a Europa, revelam documentos liberados na quarta-feira sobre o governo do presidente Richard Nixon.

Henry Kissinger, a grande figura da política externa da administração Nixon, queria promover disputa entre França e Grã-Bretanha com o objetivo de minar a união europeia, segundo os documentos publicados pela Universidade George Washington e pelo Instituto Woodrow Wilson. "Não queremos que a unidade europeia avance e se volte contra nós. Se os franceses pensarem que podem superar os ingleses, então teremos atingido nosso objetivo", explica Kissinger em um dos documentos.

A França testou suas primeiras bombas atômicas no deserto do Saara, em 1960, tornando-se o quarto país com armas nucleares, após Estados Unidos, Rússia e Grã-Bretanha. A posição oficial dos Estados Unidos foi a de negar qualquer colaboração com a França em matéria nuclear militar, mas os documentos revelam que, desde que chegou ao poder, em 1969, Richard Nixon compreendeu que não poderia impedir a ambição nuclear dos franceses.

A partir desse momento, os Estados Unidos começaram a fornecer em conta-gotas informações nucleares a Paris, por intermédio de Robert Galley, ministro francês da Defesa do governo de Georges Pompidou. Para driblar a lei americana que impedia qualquer forma de cooperação nuclear direta com a França, os americanos se limitaram a apontar se os franceses estavam fazendo a coisa certa ou não.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1151/EUA-ajudou-Franca-com-programa-nuclear-para-dividir-Europa) [imagem do Google adicionada por este blog].

2 comentários:

iurikorolev disse...

Interessante a matéria.
Mas um pouco inverossímel.
Os Estados Unidos não ajudam com tecnologia nem Israel,seu maior aliado, quem dirá a França e com uma tecnologia destrutiva como essa e para a separar de um aliado seu, a Inglaterra.
Além disso os 3 são membros da OTAN.
Não cola não.
Hoje em dia não se sabe qual o objetivo de certas informações veiculadas na web.

Unknown disse...

Iurikorolev,
A liberação dessas informações, certamente, tem objetivos arquitetados por maturadas análises de PHDs em estratégia. Não afirmo quais sejam as razões. Posso, em 'brain storming', emitir muitas hipóteses. Supondo que o publicado expresse verdade, uma explicação, mais simples e imediatamente deduzida, seria os EUA, na época da Guerra Fria, fortalecerem os seus principais aliados com armas atômicas, contra a URSS, independentemente de ser beneficiado o UK ou a França. Outra, seria, neste momento, os EUA esfriarem o assanhamento de Sarkozy como pretenso líder europeu, desinflando o ego francês, e assim, indiretamente, valorizarem Cameron, aliado mais afim dos EUA. Muitas outras elucubrações podem ser feitas. Talvez acerte em uma delas.
Maria Tereza