quarta-feira, 25 de maio de 2011

OTAN EXECUTA NOVAS MATANÇAS DE CIVIS NA LÍBIA


OTAN PROMOVE UMA DAS MAIORES OFENSIVAS EM TRÍPOLI

“Aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fizeram anteontem (23) à noite uma ofensiva na capital da Líbia, Trípoli. De acordo com especialistas, foi o maior ataque à Líbia desde março, quando começaram as ações da aliança militar. Alguns dos bombardeios parecem ter alvejado o complexo do líder líbio, Muammar Khadafi, na capital.

O porta-voz do governo líbio, Moussa Ibrahim, afirmou que três pessoas foram mortas nessa operação e 150 ficaram feridas. Segundo ele, as bombas atingiram tropas da Guarda do Povo, formada por voluntários [civis] que apoiam o Exército líbio. Ibrahim disse que a maioria das 150 vítimas é formada por civis que estavam nos arredores.

Houve 12 a 20 explosões em Trípoli nas últimas horas [do dia 23]. Após cada uma delas, era possível observar aviões da OTAN sobrevoando as chamas. Os ataques ocorreram depois de breve período de calmaria. A aliança ataca a Líbia com [distorção e extrapolação do] mandado da Organização das Nações Unidas (ONU), sob o [falso] argumento de “proteger os civis líbios das tropas do regime de Khadafi” [sic].

O bombardeio ocorreu poucas horas depois de o governo francês ter afirmado que mandará, em parceria com a Grã-Bretanha, helicópteros militares para amparar a ação da OTAN na Líbia. Os helicópteros permitiriam que as tropas de Khadafi fossem alvejadas com mais precisão.

O jornal francês “Le Figaro” publicou que 12 helicópteros teriam sido enviados à Líbia em um cargueiro francês em 17 de maio. Em abril, o maior navio de guerra britânico, o “HMS Ocean”, partiu do porto de Plymouth com helicópteros “Apache”. Mas não foi confirmado se eles serão usados na Líbia.

O secretário-assistente de Estado norte-americano, Jeffrey Feltman, reuniu-se segunda-feira (23) com representantes do “Conselho Nacional de Transição”, grupo formado pela oposição líbia e que agora controla o Leste do país. A reunião ocorreu em Benghazi, base dos rebeldes, que buscam reconhecimento internacional na tentativa de pressionar o regime de Khadafi.”

FONTE: divulgado pela agência britânica de notícias BBC e reproduzido pela Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-24/otan-promove-uma-das-maiores-ofensivas-em-tripoli) [imagem do Google, trechos entre colchetes e título adicionados por este blog].

Nenhum comentário: