sábado, 28 de maio de 2011

EX-PRESIDENTE PORTUGUÊS VÊ DECADÊNCIA EUROPEIA


PARA EX-PRESIDENTE E EX-PREMIÊ MÁRIO SOARES, LÍDERES SÃO INCAPAZES DE SOLUCIONAR CRISE

“Mário Soares, ex-presidente e ex-premiê de Portugal, disse quinta-feira que a União Europeia está em decadência e alertou que as recentes manifestações no mundo árabe podem contaminar Espanha, Itália e Portugal.

As afirmações foram feitas durante a abertura da 23ª Conferência da Academia da Latinidade, organização da qual é vice-presidente e que visa o estudo das relações entre o Ocidente e o mundo islâmico.

O tema da reunião deste ano, que seguiu quinta e sexta-feira, é "O Imaginário Democrático na Era da Globalização", com foco nas revoltas nos países árabes.

Soares, que observa perda de prestígio do bloco, criticou em seu discurso a incapacidade dos líderes europeus atuais na defesa da moeda única e na solução da crise econômica.

Segundo ele, as lideranças atuais são medíocres e não podem ser comparadas a figuras históricas do continente, como Konrad Adenauer (o primeiro chanceler da República Federal da Alemanha, de 1949 a 1963) e François Mitterrand (presidente francês durante 14 anos, entre 1981 e 1995).

O cofundador do Partido Socialista português lamentou que somente 3 dos 27 membros da UE -Espanha, Grécia e Portugal- tenham governos social-democráticos, e que Grécia e Portugal, os mais abalados pela crise, "sejam vítimas da ganância dos mercados especulativos e das empresas de ‘rating’".

Josep Ramoneda, diretor do ‘Centro da Cultura Contemporânea de Barcelona’, sede da conferência, concorda e vê dois efeitos da crise: por um lado, a desunião da UE, para o que buscou a imagem de um salame (possível de ser fatiado, mas perdendo força e unidade); por outro, a "berlusconização" do continente, com a legalização dos privilégios dos mais ricos.“

FONTE: escrito por Rodrigo Russo, enviado especial a Barcelona a convite da “Academia da Latinidade”. Publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2705201105.htm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: