sábado, 28 de maio de 2011

O BRASIL ENTRE OS 4 MAIORES GERADORES DE PIB


Do blog Sandro Araújo:

BRASIL SERÁ O QUARTO MAIOR GERADOR DE PIB ATÉ 2013

“De acordo com artigo publicado no Blog do jornal [inglês] “The Economist”, dos próximos 10 trilhões de dólares a serem gerados no PIB mundial, os BRICs estarão entre os 6 primeiros colocados. Além do grupo integrado por Brasil, Rússia, Índia e China, completam a lista Estados Unidos e Japão (até recentemente as duas maiores economias do planeta).

Para realizar a análise, o “The Economist” considerou o PIB mundial dos últimos 12 meses, com dados do FMI, cujo total seria de 65 trilhões de dólares. Nos próximos 28 meses, ou seja, [até] setembro de 2013, esse valor será 10 trilhões maior, somando 75 trilhões de dólares.

Daí, veio a pergunta: “De onde virão esses 10 trilhões a mais”?

Partindo de projeções do próprio FMI, a China geraria 1,65 trilhões, seguida pelos EUA, com 1,43 trilhões. Em terceiro lugar, teríamos a Rússia, com 700 bilhões e, em quarto lugar, o Brasil, com 461 bilhões.

Apesar de ser atualmente a segunda maior economia do mundo, a China gera maior riqueza adicional, pois seu ritmo de crescimento é maior que o dos EUA. O Brasil, atualmente a sétima maior economia, crescerá em ritmo mais acelerado que os seus “rivais”, como a Alemanha, o Reino Unido e a França. A previsão do FMI é que, no final de 2013, o Brasil ultrapasse a França e passe a ocupar o posto de sexta maior economia do mundo.

Mais informações podem ser lidas em inglês no sítio da “The Economist”.

No portal “EconomyWatch” é possível visualizar dados completos de PIB de todos os países do mundo e as previsões de crescimento, pelo FMI, para os próximos anos.”

FONTE: portal do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-brasil-entre-os-4-maiores-geradores-de-pib#more) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: