sábado, 21 de maio de 2011

OBAMA DEFENDE DELIMITAÇÃO DE TERRITÓRIO PALESTINO COM BASE NAS FRONTEIRAS DE 1967

Redução das terras palestinas (em verde) por conta da contínua invasão e ocupação israelense (3˚ mapa indica as fronteiras em 1967, propostas por Obama)

“O presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu quinta-feira (19) que israelenses e palestinos busquem acordo para a criação de dois Estados independentes e autônomos, seguindo as linhas fronteiriças de 1967. Ao discursar no Departamento de Estado norte-americano, em Washington, o presidente disse que as áreas [invadidas militarmente e] ocupadas pelos israelenses em Jerusalém, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza devem integrar o futuro território palestino.

Uma paz duradoura vai conter dois territórios, cada um tendo sua autodeterminação. Todas as questões desse conflito devem ser negociadas. [Deve haver] dois Estados independentes. Acreditamos que as fronteiras têm de ser baseadas nas linhas de 1967 e é preciso ter segurança para os dois Estados”, afirmou Obama.

Obama apelou para que os líderes políticos palestinos e israelenses busquem o respeito mútuo. Intercalando o discurso político com exemplos de sofrimento dos dois lados, como as mortes de vítimas civis, o presidente norte-americano afirmou que Israel deve reconhecer o direito de o povo palestino se “autogovernar”, enquanto os palestinos devem dar legitimidade ao governo israelense para negociar.

Porém, Obama evitou mencionar um dos temas mais tensos das negociações: as construções de assentamentos israelenses em áreas [que invadiram e ocuparam e eram] historicamente ocupadas por palestinos, no setor oriental de Jerusalém. O assunto já causou diversos conflitos, que resultaram em mortes.

Dentro de quatro meses, haverá sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, quando os palestinos pretendem cobrar da comunidade internacional o apoio para a intensificação das negociações por um acordo para a criação de Estado palestino independente.

O presidente norte-americano optou por recomendar que ambos os lados tomem decisões olhando para o futuro e, não, o passado. “As escolhas são entre ódio e esperança, entre os escombros do passado e o futuro. Temos muitos desafios pela frente. Mas muitas razões para ter esperança”, afirmou Obama.”

FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil (edição: Lana Cristina) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-19/obama-defende-delimitacao-de-territorio-palestino-com-base-nas-fronteiras-de-1967) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: