terça-feira, 24 de maio de 2011

COMO ENFRENTAR A CRISE SEM ADERIR AO NEOLIBERALISMO?


O QUE ESTÁ EM DISPUTA

Por Tarso Genro

"...É isso que se disputa, agora, na Itália, na Grécia, em Portugal, na Espanha e, logo, também na França. Seus governos de esquerda e de centro-esquerda foram incompetentes para fazer reformas que viabilizassem a manutenção, pelo setor público, tanto dos direitos dos trabalhadores do serviço público quanto dos investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia, que interessam a toda a sociedade.

Como os governos não souberam negociar e acumular, politicamente, para reformar, mantendo direitos, agora o "mercado" faz as reformas, a seu gosto, liquidando direitos (...).

Social-democracia sem fundos leva para mais endividamento. Mais endividamento leva para mais enfraquecimento do Estado público. Mais enfraquecimento do Estado público leva para privatizações "arrojadas" de tudo quanto é público, principalmente para a destruição do serviço público, sempre apontado como vilão em horas de crise.."

FONTE: expresso por Tarso Genro, governador do RS. Publicado no jornal “Zero Hora” e transcrito no cabeçalho do site “Carta Maior” (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: