quarta-feira, 25 de maio de 2011

“FOLHA” QUER TIRAR SANGUE DOS APOSENTADOS


“Todo terrorismo midiático sobre o "retorno iminente da inflação" tem objetivos marotos. Visa a defender os interesses do capital, em especial da oligarquia financeira. Para manter seus altos rendimentos, os neoliberais pregam, na maior caradura, a retirada de direitos dos trabalhadores. À mídia rentista cumpre o papel de bater o bumbo!

Por Altamiro Borges

Dois ataques estão em curso. O primeiro é contra o salário mínimo. A mesma mídia que criticou as centrais sindicais por exigirem um aumento maior em 2011 –acusando-as de “romperem acordos”–, agora prega reajuste menor em 2012 [rompendo acordos]. A desculpa é que o aumento previsto provocará a indexação dos preços, elevando a inflação. Contra os trabalhadores, a mídia defende a manutenção do acordo; já quando o acordo beneficia os trabalhadores, ela defende que seja rasgado. É muito cinismo!

TERCEIRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O segundo ataque também já está no forno. É por terceira fase da “reforma” da Previdência. A mídia, a serviço da oligarquia financeira, defende o aumento do tempo de aposentadoria e das contribuições previdenciárias. Em seu editorial de segunda-feira (23), a “Folha” volta a bater nesta tecla –retomando velhas teses neoliberais.

O conteúdo é o mesmo; o invólucro é que muda. Desta vez, a “Folha” cita os exemplos da Europa para justificar o ataque. Afirma que, no velho continente, devido à grave crise econômica, o tempo de aposentadoria já é mais elevado. Só não explica que a crise não decorre das pensões e aposentadorias, mas sim dos socorros bilionários aos especuladores –que já quebraram as economias da Grécia, Irlanda, Portugal e que contaminam outras nações européias.

MERKEL, A HEROÍNA NEOLIBERAL

Marota, a “Folha” relata que Angela Merkel, premiê da Alemanha, exige que os países mais abalados pela crise elevem o tempo das aposentadorias para terem acesso a novos empréstimos. A medida, obviamente, esbarra em forte resistência –é uma das razões principais das greves recorrentes na Grécia e da atual onda de protesto na Espanha. Mesmo assim, a “Folha” afirma que esse é o caminho. “Toda proposta de mudança no sistema previdenciário costuma trazer sério risco para a popularidade dos políticos”.

Tendo a neoliberal Merkel como heroína do deus-mercado, a “Folha” sugere a mesma “coragem” à presidenta Dilma e elogia o novo ministro da Previdência. “Garibaldi Alves Filho acerta ao colocar o tema em discussão. Ele propõe um plano para elevar para 65 anos a idade mínima. A regra valeria só para quem começar a trabalhar após a mudança”.

ALERTA AO SINDICALISMO

A única ressalva à proposta do ministro é que ela ainda manteria o diferencial entre os sexos. “A expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens. Parece recomendável, do ponto de vista econômico, a extinção desse diferencial no limite de idade”.

Como se observa, o salário mínimo e as aposentadorias estão no alvo da mídia neoliberal. O sindicalismo precisa ficar bem atento. Prepara-se uma nova ofensiva contra os direitos dos trabalhadores!”

FONTE: escrito por Altamiro Borges e publicado no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154883&id_secao=6) [imagens do Google adicionadas por este blog].

Nenhum comentário: