sábado, 21 de maio de 2011

Min. Haddad: “CONTINUAREMOS A POLÍTICA DE COMBATE A QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO NA ESCOLA”

O ministro Fernando Haddad (Educação) e a apresentadora/âncora Kátia Sartori durante entrevista ao programa ‘Bom Dia Ministro’. Foto: Antonio Cruz/ABr

“O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu na quinta-feira (19), durante o programa “Bom Dia, Ministro”, a política do governo federal de combate à homofobia e a qualquer forma de preconceito nas instituições de ensino. O MEC pretende estimular a formação de professores, numa primeira etapa, utilizando materiais pedagógicos antihomofobia. “A educação é para todos”, afirmou Haddad, destacando que os estabelecimentos de ensino devem estar preparados para receber estudantes num ambiente que possibilite o desenvolvimento e o aprendizado.

Continuaremos a política de combate a qualquer forma de preconceito na escola”, destacou.

Durante o programa, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Haddad respondeu a pergunta de radialista sobre o livro “Por uma Vida Melhor”, distribuído pelo ‘Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos’, cuja abordagem metodológica valoriza a linguagem coloquial e a norma culta. O ministro da Educação rebateu críticas de que a obra ensinaria a falar errado.

É um equívoco o que estão dizendo do livro: que ensina a falar a errado. O livro parte de uma situação de fala, mas induz o estudante a se apropriar da norma culta”, disse Haddad.

Para exemplificar, citou a linguagem criada pelos jovens para se comunicar pela internet, adequada para o ambiente virtual, mas que se diferencia da norma culta da língua. O livro aborda situações de linguagem coloquial, mas estimula o estudante, com exercícios, a traduzir o “português falado” para a norma culta, que deve ser utilizada para a escrita em provas, por exemplo. “Os críticos, infelizmente, não leram o livro”.

ENEM

O ministro da Educação também falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que tornou-se o principal meio de acesso ao ensino superior no país. Haddad defendeu a realização de dois exames por ano, oferecendo uma segunda chance para os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Limitar a avaliação a um final de semana durante o ano não parece muito adequado do ponto de vista educacional”.

O MEC divulgou que as provas do ENEM 2011 deverão ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro e as inscrições entre os meses de julho e agosto. O exame dá acesso ao PROUNI, programa de bolsas de estudos em instituições privadas de ensino e ao FIES, programa de financiamento estudantil que agora não requer mais fiador. O ministro aconselhou os candidatos a consultarem provas anteriores e a matriz de conteúdos, disponíveis no site do INEP, responsável pelo exame.

Nos últimos oito anos, destacou Haddad, o número de vagas de acesso gratuito no ensino superior quadruplicou. E o governo federal continua investindo na expansão de vagas.

A democratização do acesso ao ensino superior é realidade. Todas as classes sociais têm jovens na universidade. Mudou a cara da universidade”.

PRONATEC

O ministro falou ainda sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC), que vai ampliar a oferta de vagas na educação profissional brasileira, combatendo o desemprego e formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho brasileiro. Para o ministro, a região Nordeste, que vive momento de crescimento da economia, será particularmente beneficiada pelo programa, preparando os jovens para a nova realidade da região.

Enquanto a lei não é aprovada, o MEC está mapeando a oferta de vagas em todas as escolas técnicas do país. O trabalho deve estar concluído, segundo o ministro, até julho. Além de formar profissionais, o programa pretende combater o desemprego, qualificando trabalhadores, em especial os com mais de 40 anos.

O programa [PRONATEC] tem dois tipos de bolsas. Uma para o aluno do ensino médio e outra para a qualificação de trabalhadores, sobretudo beneficiários do seguro-desemprego”.

PISO DO MAGISTÉRIO

Respondendo à pergunta de radialista sobre a greve de professores em Santa Catarina, o ministro Haddad citou a criação do piso nacional do magistério como uma das principais conquistas.

Os professores brasileiros ganham 60% do que ganham os demais profissionais de nível superior. Se queremos qualidade do ensino, temos que valorizar os professores.”

Para Haddad, o piso é constitucional, é lei e, portanto, deve ser cumprida. Se há dificuldade por parte dos estados, diz o ministro, “que se faça um acordo, estabelecendo um cronograma sério, dentro da realidade orçamentária do estado”.

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/%e2%80%9ccontinuaremos-a-politica-de-combate-a-qualquer-forma-de-preconceito-na-escola%e2%80%9d/).

Nenhum comentário: