terça-feira, 24 de maio de 2011

“O GLOBO” CONTRA O ROCK AND ROLL


A IMPRENSA CONTRA O ROCK, EM 1956

Por Elímpio Severo

“Hoje é algo risível, mas esse editorial [do "O Globo"] foi real. Suponho que daqui a alguns anos, toda essa desfaçatez contemporânea de nossa mídia não passará de uma risível e indiscutível cegueira.

HÁ 50 ANOS

O jornal “O Globo” tem uma coluninha do segundo caderno que sempre traz uma notícia estampada nas páginas do jornal há exatos 50 anos. Faz pouquíssimo tempo (07/11), saiu uma sobre um certo ritmo que estava aparecendo em 1956:

POLÍCIA PRONTA PARA O ROCK AND ROLL (O Globo, em 07/11/1956) Rock and roll em 1956

Telegramas de Londres, Paris, Lisboa e outras grandes capitais nos dão conta da estranha acolhida que vêm merecendo por parte do público as músicas que caracterizam o novo ritmo originário dos Estados Unidos, o ‘rock-and-roll’. A música, segundo os telegramas, parece endoidecer os jovens, que se atiram às mais grotescas extravagâncias ao som da cadência alucinante. Seu lançamento coincide, sempre, com a exibição do filme ‘Rock-around-the-clock’, e as sessões cinematográficas têm terminado geralmente em baderna, com os espectadores depredando as salas de projeção e promovendo depois, na rua, autênticos shows de dança bamboleante e frenética.

No Brasil, onde a música já foi lançada por diversas emissoras, não parece ter transformado assim o espírito dos adolescentes. Há, no entanto, ao que se noticia, uma ameaça: um grupo de playboys e teenagers cariocas estaria planejando uma demonstração de conseqüências imprevisíveis. É claro que seria uma coisa puramente artificial, se preparada. Pelo seu caráter de evidente demonstração de desprezo aos bons costumes e pela perturbação que poderá causar à ordem pública, essa possibilidade já alertou as nossas autoridades, conforme ouvimos do delegado substituto de Costumes e Diversões, Sr. Clértan Arantes, que nos informou haver tomado conhecimento da ameaça, tendo determinado que se exerça vigilância especial com relação ao assunto.

— "Eu aconselharia aos pais dos jovens que se têm deixado transtornar pela música em questão a levá-los ao médico psiquiatra, pois alguma coisa está errada em suas mentes. No que diz respeito ao cumprimento da Lei, no entanto, é ponto pacífico: a ordem será mantida" — disse o delegado.”


FONTE: portal do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-imprensa-contra-o-rock-em-1956#more) [imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: