quarta-feira, 25 de maio de 2011

O FIM DO CONSENSO DE WASHINGTON E A MUDANÇA DOS CURSOS DE ECONOMIA


"Nos cursos de Economia de Universidades como La Plata, Córdoba, Rosario e Buenos Aires ainda se ensinam e se continua aprendendo [assim como no Brasil nos anos FHC/PSDB] que a Argentina deveria especializar-se na produção de matérias-primas e importar bens manufaturados, que é imperativo privatizar as empresas públicas e "flexibilizar" o mercado de trabalho.

A análise é da equipe de Economia Política do Centro de Estudos para a Mudança Social e de integrantes do Agrupamento Unidade de Graduados de Economia (UNLP) em artigo para o [jornal argentino] 'Página/12'."

“A formação dos cursos de Economia nas universidades públicas em nosso país [Argentina] exige um debate. Qual tem sido o itinerário das licenciaturas na Economia nos últimos 35 anos? Por que tem sido assim? As coisas mudaram nos últimos dez anos? Irão mudar? Como se sabe, o plano da ditadura civil-militar, instaurado desde 1976 na Argentina, abrangeu vasto leque de objetivos entre os quais se destacam: a destruição da organização operária, a instauração de um modelo econômico liberal rentista e financeiro que abandonou a proteção social, e o desaparecimento dos atores políticos que colocavam em questionamento a ordem vigente.

As unidades acadêmicas não foram exceção nisso tudo: muitos professores foram expulsos, perseguidos, assassinados ou desaparecidos, enquanto o currículo foi violentamente alterado. A outrora licenciatura em "Economia Política" deixou lugar à "Economia", seco assim.

Desde então, os currículos foram adaptando-se ao projeto neoliberal e eliminando, progressivamente, as disciplinas de caráter social e buscando a identificação da Economia como ciência exata. Simultaneamente, foram suprimindo as escolas de pensamento críticas à visão neoliberal. Separou-se o estudo do pensamento econômico do resto das matérias “práticas”, tais como comércio, desenvolvimento e macroeconomia. Dessa forma, as frutíferas discussões de toda a história do pensamento econômico se reduziram ao reduto do pensamento heterodoxo como sendo a “verdadeira economia” –as questões práticas passaram a ser estudadas exclusivamente a partir do enfoque neoclássico.

Nos anos 90, o programa neoliberal, apoiado por um governo "constitucional", exigiu, na academia, o aprofundamento da ortodoxia econômica. Foram dez anos de conversibilidade e, não coincidentemente, uma década de receitas vindas de Washington. Para aumentar o emprego, mercado de trabalho flexível; para melhorar a eficiência dos serviços públicos, privatização da maior parte das empresas estatais; para apoiar a paridade 1-1 [peso-dólar; como no Brasil URV-dólar] se gerou endividamento e dependência do FMI que, para emprestar dinheiro, exigia que se cumprisse redução dos gastos públicos e redução dos salários e pensões etc. Essas medidas respondiam ao enfoque que nossas universidades públicas se encarregavam de ensinar e difundir, dissociando seus nefastos efeitos sociais das insuficiências teóricas da teoria dominante (neoclássica).


O ano de 2001 marcou uma reviravolta. Depois de 25 anos, as políticas de ajuste entraram em colapso na Argentina. A esse enredo adicione-se, entre 2008-2009, a maior crise do mundo capitalista desde os anos 30 do século passado. Paradoxalmente, a ortodoxia carece de um corpus teórico relevante e consistente para explicar a crise, uma vez que se presume que os mercados são "o equilíbrio". O que eles poderiam dizer desses modelos em nosso país, um dos laboratórios mais bem sucedidos em matéria de crise ao longo de seus 200 anos?

O que deveríamos esperar em matéria acadêmica nos últimos dez anos?

Caída em desgraça a partir da crise, a teoria neoclássica apresentou “fichamentos” [?] para abordagens alternativas em vários países do mundo e na América Latina em particular. No entanto, os Planos de Estudo dos cursos de Economia nas universidades do país (com exceção dos cursos que surgiram em algumas universidades da província de Buenos Aires, como por exemplo, a General Sarmiento), continuaram com a visão neoclássica tradicional instaurada a sangue e fogo pela ditadura e reforçadas pelo Consenso de Washington.

Nos cursos de Economia de universidades como La Plata, Córdoba, Rosario e Buenos Aires ainda se ensinam e se continua aprendendo que a Argentina deveria "especializar-se" na produção de matérias-primas e importar bens manufaturados, que é imperativo privatizar as empresas públicas e "flexibilizar" o mercado de trabalho. Soa insólito.

Atualmente, a Faculdade de Economia da Universidade Nacional de La Plata está prestes a mudar seus currículos, incluindo a sua licenciatura em Economia. A proposta é reduzir o número de matérias (35-32), em face de matérias optativas quase todas de conteúdo social (História do Pensamento Econômico, História da América Latina) e garantindo a permanência de disciplinas neoclássicas por definição (a chamada “Teoria dos Jogos” e todas as sucessivas). Como se observa, espera-se intensificar a formação neoclássica entendida como a "economia real" em detrimento das visões de muitas outras escolas de pensamento (o keynesianismo, o marxismo, a regulação, o estruturalismo etc).

A crise internacional e as catástrofes sociais causadas pelas políticas neoliberais em países como Argentina e, mais recentemente, a Grécia e a Espanha, obrigam que se mude esse reduto acadêmico, mesmo que vinculado aos preceitos que foram o furor há 15 anos. Tanto por reparação histórica, como por necessidade de formar profissionais que incorporem diferentes visões de mundo e da economia política, a licenciatura em Economia deve renunciar à doutrina dogmática e avançar em formação que responda às necessidades da sua sociedade.”

FONTE: análise da equipe [da Argentina] de Economia Política do “Centro de Estudos para a Mudança Social” e de integrantes do “Agrupamento Unidade de Graduados de Economia” (UNLP) em artigo para o [jornal argentino] “Página/12”. Artigo publicado originalmente em português no IHU/Unisinos, com tradução do “Cepat”. Transcrito no site “Carta Maior”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17827) [imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: