segunda-feira, 23 de maio de 2011

KISSINGER EXPLICA CHINA-POTÊNCIA, ANTE ANSIEDADE AMERICANA


INTERLOCUTOR DE MAO, ELE EXPLICA ASCENSÃO CHINESA E SUGERE COMO EVITAR CONFLITO

O governo chinês precisa "criar", a cada ano, 24 milhões de empregos, 7 milhões deles para recém-formados, para evitar uma turbulência social de multidões.

"Por isso a valorização do yuan, que afetaria a indústria exportadora chinesa, não é tão simples assim".

Em tempos de ansiedade com a ascensão chinesa nos círculos empresariais e políticos americanos, o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger esmiúça 200 anos de história recente do país em "On China" [sobre a China], livro lançado na última terça-feira nos EUA.

E ainda sugere um plano de relacionamento entre as superpotências que evite um futuro conflito bélico, como o ocorrido há um século entre a então emergente Alemanha e a superpotência da época, o Reino Unido.

Kissinger insinua um G2 de fato. "A relação de EUA e China é elemento central para a busca por paz e bem-estar globais", descreve.

Sua experiência pessoal é única. 50 viagens nos últimos 40 anos, incluídos banquetes com gerações de lideranças comunistas. Em 1971, Henry Kissinger visitou secretamente Pequim, no início do restabelecimento de relações entre EUA e China. Deixou o “Air Force One” no Paquistão e fez um pinga-pinga aéreo entre Bancoc e o destino final.

Ele despistou a imprensa -o público americano e a liderança comunista abortariam a reaproximação se qualquer informação vazasse em plena Guerra Fria.

No mundo pós-WikiLeaks, Kissinger faz defesa do secretismo necessário à diplomacia e do pensamento de longo prazo.

Aos 87 anos, o ex-secretário de Estado americano combate a ignorância em relação à nova superpotência, fazendo paralelo entre as excepcionalidades americana e chinesa.

Fala que ambos os países têm empreendedorismo único, patriotismo arraigado e sentimento de grandeza em relação ao resto do mundo.

Mas, argumenta que, enquanto americanos têm atitude missionária, de espalhar [à força] seus valores e ideais ao mundo, os chineses nunca demonstraram esse interesse, apesar de se verem como civilização superior, com papel central no mundo (o nome do país em chinês é ZhongGuo, o "País do Meio").

"Nem sempre concordo com os chineses, mas é importante entender a perspectiva deles", escreve.

TESTA NO CHÃO

Até meados do século 19, a China só tinha relações diplomáticas com a Rússia e se referia a qualquer povo fora do império como "bárbaro".

Até em comunicações oficiais com o Reino Unido os nobres britânicos eram chamados de bárbaros.

Visitantes estrangeiros deviam se prostrar três vezes diante do imperador, "filho dos Céus" na Terra, encostando a testa no chão, e pagar tributos.

O isolamento chinês de quase 5.000 anos é descrito fartamente no livro. Sinólogos reclamam que Kissinger traz pouca novidade para quem já estudou muito a China. Mesmo os encontros de Kissinger com Mao Tse-tung e Chou En-lai foram descritos em obras anteriores.

Aos recém-chegados no mundo China, o livro é minuciosa introdução ao país e a suas idiossincrasias.

Como o autor trabalha de consultor no eixo Washington-Pequim, suas críticas à discutível ética do capitalismo chinês são brandas.

Ao contrário de biografias recentes, que ao demonizar Mao não conseguem explicar a fascinação que despertou em milhões, Kissinger diz que Mao deixou a China unificada como não fora por séculos e que eliminou vestígios do regime agrário imperial, "permitindo as reformas posteriores, jamais pretendidas pelo grande timoneiro".

No epílogo, ele trata do temor americano à desafiante e autoritária China. Kissinger admite que falta um inimigo comum a uni-los hoje (na Guerra Fria, a ameaça soviética aproximou Nixon e Mao), mas sugere criar uma Comunidade do Pacífico, que ambas as potências teriam interesse em estabilizar e desenvolver, como EUA e Europa na OTAN do século 20.”

FONTE: escrito por Raul Juste Lores, editor de “Mercado” da Folha.com. Publicado no poprtal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2205201108.htm)[imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: