quinta-feira, 26 de maio de 2011

RÚSSIA AFIRMA QUE G8 NÃO DEVE PRESSIONAR GOVERNOS ÁRABES


“A Rússia não permitirá que o G8 discuta, na cúpula de Deauville, na França, "medidas de pressão e sanções" contra os regimes do mundo árabe acusados de reprimir violentamente os movimentos de protesto, informou o Kremlin em comunicado divulgado ontem, quarta-feira (25).

"O G8 não deve se transformar em órgão que proponha esse tipo de medidas", considerou, na nota, a Presidência russa, às vésperas do início da reunião do grupo.

"A Rússia continuará com suas relações bilaterais mutuamente vantajosas com os países do Oriente Médio e Norte da África que atravessam dificuldades políticas, econômicas e humanitárias", salientou o Governo.

Moscou intensificou as críticas contra a dura posição adotada pelos Estados do Ocidente, que acusam os regimes do mundo árabe, em particular a Síria, de reprimir os movimentos populares que lutam por mudanças democráticas.

A Rússia se opôs, ainda, às discussões na ONU sobre resolução contra o regime sírio.

Moscou acusa, também, a coalizão que bombardeia a Líbia de violar a resolução da ONU que autoriza o uso da força para proteger civis e interditar o espaço aéreo do país.” [e não para matar civis e militares pró-governo e tentar assassinar Kadhafi e seus familiares] .

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1135/Russia-afirma-que-G8-nao-deve-pressionar-governos-arabes) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: