Li hoje no blog do Favre a seguinte reportagem publicada pelo jornal O Globo:
“Os casos de dengue tiveram queda de 40,53% nas seis primeiras semanas do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O primeiro balanço parcial, divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, mostra que foram notificados 42.956 casos de dengue entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, contra 72.234 no mesmo período de 2008. Embora os dados sejam positivos, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de garantir a continuidade das ações e a mobilização contra a doença.
- O fato de termos redução das notificações indica que o combate à dengue deve ser mantido o ano inteiro. Governos federal, estaduais e municipais, em parceria com a população, devem manter-se mobilizados contra a doença - afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.
- Os dados são positivos, porém, preliminares. Precisamos ter cautela e não dar trégua ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, uma vez que estamos, neste momento, no período do ano de maior ocorrência de casos no país - reforçou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta.
O número de casos de dengue caiu em 20 estados e no Distrito Federal. Em seis unidades da federação, houve um aumento de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Esses estados estão em alerta. São eles: Acre, Amapá, Roraima, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Embora o Rio de Janeiro tenha registrado queda de 89,79% dos casos de dengue em 2009 em relação a 2008, o estado e municípios fluminenses também estão em alerta contra a doença porque há grande complexidade na região metropolitana da capital, como alta densidade populacional e condições climáticas muito favoráveis à multiplicação do mosquito transmissor da dengue.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário