sexta-feira, 30 de julho de 2010

ELE É O MELHOR DO ENEM 2009


“Henrique Fanini Leite (à esquerda), estudante de Engenharia Aeronáutica do ITA [do CTA/FAB], conta como foi sua preparação e dá dicas para vestibulandos

Entre milhares de estudantes de todo o país, o curitibano Henrique Fanini Leite, de 18 anos, foi o melhor colocado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada em 2009. Fez 891,76 pontos, dos 1.000 possíveis, com nota máxima na redação. Aluno do segundo semestre do curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele conta como foi a sua preparação e dá dicas para quem vai fazer o Enem 2010.

Você esperava ser o primeiro colocado no Enem 2009?

Não esperava, principalmente porque não me preparei especificamente para o Enem, mas para o ITA. Fiz o Enem mais por causa da Federal, em que tentei Engenharia Química e passei em primeiro lugar. Mesmo assim, foi bom ter ficado em primeiro no Enem.

O que você achou da prova do Enem?

Essa é uma pergunta difícil. É uma prova longa e cansativa, mas acho que ela foi eficiente em avaliar o conhecimento de quem fez, sem precisar apelar para a decoreba. Ela mediu não só o que a pessoa sabia, mas também a capacidade de raciocínio.

Em qual área do conhecimento você foi melhor?

Na redação, em que tirei nota máxima. Leio muito e sempre gostei de ler, não só os livros de ficção, mas crônicas e outros tipos de texto. Isso com certeza ajudou muito.

Quais são as dicas que você dá para quem quer se dar bem na prova do Enem?

A primeira dica é que a pessoa estude todas as matérias e não apenas a em que vai melhor ou a de que mais gosta. A prova do Enem traz todas as matérias, mas não aprofunda muito, por isso, para quem vai focar especificamente no exame, digo que é melhor saber um pouco de tudo do que tudo de um pouco. Outra dica é não empacar nas questões. Não sabe, vai para outra e, se der tempo, depois volta. Além disso, num dia são aplicadas provas de duas áreas do conhecimento. Eu acho que é melhor começar pela qual se tem mais afinidade, para fazer as questões em que se sabe mais ainda descansado, o que aumenta a chance de acerto. Sem falar que dá mais conforto psicológico, mais tranqüilidade para o restante da prova.

Como foi sua preparação para o vestibular?

Como eu disse, meu foco não era o Enem, mas o ITA, por isso estudei basicamente as matérias da área de Exatas. Mas eu tinha uma boa base nas outras matérias, que adquiri nos outros anos do ensino médio. No começo do ano fiz um cronograma de estudos e a cada dia estudava em torno de quatro horas. Quando precisava, estudava um pouquinho mais, mas nunca mais de cinco horas. Nos fins de semana eu só ia para aula nos sábado e não estudava mais, aproveitava para sair, me divertir.

E a sua rotina no ITA, como é?

É bastante puxada . Eu moro no próprio ITA, em São José dos Campos (SP). Tenho aula das 8 horas ao meio dia, à tarde tenho laboratório. Temos também um treinamento militar, é leve, mas obrigatório. Eu também tenho tempo para meus hobbies, toco violão, faço parte de um grupo de aerodesign, construímos aeromodelos para competições.

Agora que você atingiu seu objetivo de passar no ITA, quais são seus planos?

Primeiro é me formar, antes de qualquer outra coisa. Estou tentando conhecer as áreas da Engenharia Aeronáutica para depois definir com o que quero trabalhar no futuro.”

FONTE: Gazeta do Povo (maior jornal do Paraná) [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: