terça-feira, 27 de julho de 2010

INVASÃO E OCUPAÇÃO DE TERRAS PALESTINAS ENVERGONHA ATÉ ISRAELENSES


A crescente invasão e ocupação da Palestina por Israel

ISRAEL - OCUPAÇÃO DE TERRAS PALESTINAS - FILHA DE EX-VICE DO MOSSAD NEGA-SE A SERVIR NO EXÉRCITO DE OCUPAÇÃO

“Omer Goldman diz que não se sente obrigada moralmente a servir o Exército de ocupação, pois conhece o que os militares fazem por lá, daí não poder colaborar

Omer Goldman, filha do ex-vice chefe do Mossad, já foi detida duas vezes por negar-se a servir o exército de Israel. “Não pretendo ir para o Exército em hipótese alguma”, disse Omer, que acrescentou: “eu me sinto obrigada, moralmente, a recusar”.

“Viajei muitas vezes aos territórios ocupados, e vi, com meus próprios olhos, o que o Exército israelense faz lá, são coisas com as quais eu não posso colaborar”, afirmou.

Junto com Omer, chegaram à base Tamar Katz e Miya Tamarin, duas jovens israelenses que se negam a vestir a farda dos agressores da Palestina.

Centenas de manifestantes acompanharam as três jovens até a base de alistamento com cartazes e palavras de ordem: “Basta de ocupação!” e “Não queremos participar da ocupação!”.

O porta-voz do exército israelense procurou mini-mizar o impacto da decisão de Omer mas teve que reconhecer que “o número de jovens que se recusam a prestar o serviço militar obrigatório por razões políticas é pequeno, mas tem aumentado nos últimos dois anos”.

Tendo em vista a posição ocupada por seu pai, Omer, segundo ela mesmo diz, teve que enfrentar a agressividade da família para assumir a sua atitude. A ação de Omer, Tamar e Miya faz parte de um amplo movimento que no início era composto de indivíduos, mas que a partir de 2002 tornou-se um movimento com mais de 500 soldados e oficiais que se negam a servir ou a servir nos territórios palestinos sob ocupação. Foi naquele ano que 50 oficiais e soldados lançaram um manifesto esclarecendo a sua posição. Dizia o documento: “Aqui assinados declaramos que não vamos continuar a lutar esta guerra de assentamentos/ Não vamos continuar lutando além das fronteiras de 1967 no sentido de dominar, expulsar, esfomear e humilhar um povo inteiro/ As missões de ocupação e opressão não servem à missão de defesa de Israel - nós não tomaremos parte nelas. “

FONTE: publicado na "Hora do Povo" e no blog do jornalista Mário Augusto Jakobskind (http://jakobskind.blogspot.com/) [título e imagem colocados por este blog].

Nenhum comentário: