sexta-feira, 30 de julho de 2010

INDÚSTRIA PAULISTA TEVE O MELHOR PRIMEIRO SEMESTRE DESDE 2003

“O nível de atividade da indústria paulista teve no primeiro semestre deste ano o melhor desempenho desde 2003. Segundo o Indicador do Nível de Atividade (INA), divulgado hoje (28) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), nos primeiros seis meses do ano a atividade industrial teve alta de 14,3%.

Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, foi verificada um aumento de 9,9% no nível de atividade. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,3%.

Mas na comparação com o mês de maio, que já havia registrado redução de 0,2%, o INA, em junho, diminuiu 0,6%. O nível de utilização da capacidade instalada também foi menor do que em maio, 81,8% contra 82,5%.

Para o chefe do departamento de economia da Fiesp, Paulo Francini, a redução da atividade industrial no mês passado está ligada a acomodação das vendas após o fim dos incentivos fiscais promovidos pelo governo federal e ao “efeito Copa do Mundo”.

A Copa do Mundo fez com que, segundo Francini, houvesse a diminuição da produtividade nos dias dos jogos do Brasil. “Uma empresa grande do setor automobilístico mensurou a perda [com a Copa] em 1%”, afirmou. Além disso, o interesse pelo campeonato também foi um fator de redução de demanda, na avaliação do economista.

Apesar da redução do ritmo industrial em maio e junho, o economista acredita que a atividade industrial deverá fechar o ano em alta de cerca de 12%. “A partir de agosto, julho ainda temos dúvida, deve se recuperar o quadro de continuado crescimento da indústria”, estimou.”

FONTE: reportagem de Daniel Mello publicada pela Agência Brasil (edição: Aécio Amado).

Nenhum comentário: