quarta-feira, 28 de julho de 2010

“NÃO SE TRANSFERE VOTOS?”


NÃO TRANSFERE

De primeiro, a grande imprensa dizia que realmente Lula tinha prestigio, mas não o transferiria para a sua candidata, porque isso nunca dantes ocorrera no Brasil. Nem mesmo na ocasião em que Itamar Franco elegeu presidente seu ministro da Fazenda. Quando Dilma Rousseff disparou nas pesquisas, a imprensa golpista afirmou que logo a transferência de popularidade de Lula para ela se esgotaria.

ANTIGO CHEFE

E isso só se viu em pesquisas que pretendem mostrar que seu prestigio continua inferior ao de José Serra. Será que este continua "beneficiário" do ‘alto IBOPE’ do seu antigo chefe, FHC? Qual o faturamento do jornal Folha de São Paulo com o governo José Serra, seja em publicidade de suas realizações, seja em assinaturas para secretarias de Estado e o seu significado na liderança do candidato tucano nas pesquisas por ele difundidas?

DESGRAÇA DA RIQUEZA

Quando a Petrobras descobriu que o Brasil estava assentado sobre bilhões de dólares em reservas de petróleo, a grande imprensa [tucana] tratou a conquista como uma desgraça e chegou a elencar países a quem a riqueza do ouro negro não melhorara. Colunistas influentes insinuavam que a Petrobras não tinha condições de explorar tal manancial, devendo confiá-lo a empresas estrangeiras, como esta BP inglesa que polui a costa do México e até a dos Estados Unidos por não gastar o suficiente na segurança de sua exploração.

ENERGIA ELÉTRICA

Depois, o mesmo tipo de gente passou a dizer que a descoberta não queria dizer grande coisa porque passou a era do petróleo. As revistas, secundando tal ponto de vista, publicavam, em primeira página e com destaque, imagens do carro movido a energia elétrica que já substituiria os alimentados por gasolina e óleo.

FRACASSO À VISTA

Agora, diante do estrondoso fracasso da empresa petrolífera inglesa, famosa por seus crimes contra países e povos pobres, os colunistas amestrados começam a dizer que o mesmo revés poderá nos acontecer na exploração do petro-sal, pois a Petrobras 'não tem tradição no ramo'. No fundo, todos estão a serviço das empresas petrolíferas estrangeiras, são contra o governo Lula, menosprezam a nossa espetacular conquista.”

FONTE: escrito por Lustosa da Costa e publicado em sua coluna no Diário do Nordeste.[título colocado por este blog].

Nenhum comentário: