quarta-feira, 28 de julho de 2010

A TÁTICA DO MEDO



Eduardo Guimarães

“Quem não leu a última edição da revista IstoÉ, deveria ler. A reportagem que a revista fez sobre a tática do medo com que a oposição serro-tucano-pefelê-midiática tenta fazer pender para seu lado a balança eleitoral é explicada de uma forma ágil e inteligente, na capa da revista.

A imagem acima omite os conceitos simples escritos nos fantasminhas que flanam ao redor dos rostos tétricos de José Serra e de Índio da Costa. Farc, PT, sem-terras… Enfim, todos esses conceitos absolutamente incompreensíveis e inverossímeis com que a direita tenta, mais uma vez, assustar os brasileiros diante de uma candidatura do PT.

Isso depois de um governo petista de oito anos em que ficou provado que o PT não tocaria fogo no país, não o transformaria em Cuba, não confiscaria poupanças nem obrigaria as famílias de classe média a dividirem suas casas com favelados, etc.

Para bem lembrar de quanto já se tentou nesse sentido, a revista compôs um gráfico (vide a primeira imagem do post) mostrando os fantasmas petistas com os quais a direita vem tentando assustar o eleitorado desde a redemocratização de fato do país, quando este pôde votar livremente para presidente depois de mais de duas décadas.

É inegável que já funcionou, e bem. Em 1989, 1994, 1998 e 2002, de fato a direita transformou a esquerda no bicho-papão como fizera durante praticamente todo o século XX. Em 2006, de fato foi a vez da esquerda de promover o medo, só que, à diferença de sua antítese, falando a verdade, pois a direita tucano-pefelê-midiática já fez o que a esquerda petista disse que faria, ou seja, privatizou adoidado, ao contrário do que disseram que o PT faria se chegasse ao poder e que o partido NÃO fez.

Parece um raciocínio intrincado, mas é bem simples. O PSDB governou e privatizou e quebrou o povo e o país várias vezes, mas o PT governou e não transformou o Brasil em Cuba – para o bem e para o mal –, não confiscou a poupança e nem colocou as famílias das empregadas das madames para morar junto com elas nas suas coberturas na Vieira Souto ou nas suas mansões no Morumbi.

E ninguém vai acreditar que o PT vende drogas nas horas vagas…

É isso que a direita tem como estratégia, fazer o país acreditar que o PT é uma serpente repugnante de várias cabeças que, agora, depois de oito anos no poder, passará a vender drogas e a fuzilar quem não aceite dividir a residência com favelados?

Tenho algumas dúvidas:

O que significa “relação com as Farc” associado a “narcotráfico”?

Qual é a idéia-força que se tenta vender ao país, que o PT é uma organização criminosa travestida de partido político?

Isso é fazer política? É alguma nova espécie de debate democrático? É com isso que as pessoas estarão preocupadas quando forem votar, em outubro?

Se for, meus amigos, este país merecerá tudo de mal que Serra e sua trupe irão lhe fazer se forem eleitos.

FONTE: escrito por Eduardo Guimarães e publicado em seu blog “Cidadania.com”.

Nenhum comentário: