sexta-feira, 30 de julho de 2010

LULA: “ENQUANTO FOR PRESIDENTE A ‘OI’ SERÁ UMA EMPRESA NACIONAL”

“O presidente Lula disse, em entrevista coletiva no Palácio Itamaraty, após a visita do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que a Oi permanecerá sendo uma empresa nacional. Ele fez esta afirmação ao ser indagado sobre o processo de negociação envolvendo a operadora de telefonia e o grupo Portugal Telecom. No entanto, o presidente brasileiro explicou que o governo não pretende interferir nesta etapa dos entendimentos, pois deve-se respeitar a soberania das empresas. O que posso garantir é que enquanto for presidente a Oi será uma empresa nacional.

Lula explicou que setores do governo, como por exemplo o BNDES, acompanham o desenrolar dos entendimentos. O banco tem participação acionária na empresa. “Depende se for feito um bom negócio para o Brasil”, disse Lula ao enfatizar por diversas vezes que o momento é deixar que os grupos conversem e que ele não pretende emitir qualquer tipo de sinal em função das empresas terem papéis negociados nas bolsas de valores.

O estremecimento das relações entre a Venezuela e a Colômbia foi outro tema abordado pelos jornalistas. O presidente explicou que não enxerga qualquer conflito entre os dois países. Lula disse que, na próxima semana, estará na Venezuela, quando pretende conversar com o presidente Hugo Chávez, e no dia seguinte comparecerá à posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Além disso, ele vai se reunir com Alvaro Uribe, atual presidente colombiano.

Temos que ter paciência. Temos que esperar que o presidente Santos tome posse. Venezuela e Colômbia são duas grandes potências econômicas. O tempo é de paz e não de guerra.

Lula também foi indagado sobre a dificuldade de empresários que tiveram prejuízos com as chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas de obterem empréstimos. Lula disse que soube do fato e imediatamente solicitou providências ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao BNDES. Ele enfatizou que não faltará dinheiro para recuperar os estragos causados naqueles dois estados. O presidente cometou também sobre a convocação feita pelo treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, e o processo de renovação do futebol brasileiro.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/).

Nenhum comentário: