terça-feira, 10 de maio de 2011

Dilma: “COM QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR FAREMOS UM PAÍS MAIS RICO, DIGNO E SEM POBREZA”


“O governo federal irá capacitar, até 2014, 8 milhões de estudantes e trabalhadores e ofertar 75 mil bolsas de estudo fora do país. Esse é o balanço do “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico” (PRONATEC) e do “programa de incentivo a bolsas de estudo a jovens brasileiros no exterior”, apresentado na segunda-feira (9/5) pela presidenta Dilma Rousseff, durante o programa de rádio “Café com a Presidenta”.

Ao se referir ao programa encaminhado no dia 28 de abril ao Congresso Nacional, o PRONATEC, a presidenta mencionou que o governo prevê medidas para quem já está no mercado de trabalho, como a oferta de cursos de formação e qualificação profissional, e para o estudante de ensino médio, como a formação profissionalizante.

É assim: a moça ou o rapaz que quiser aprender uma profissão, vai ter direito a uma bolsa de estudos; vai fazer o ensino médio num turno e o curso profissionalizante no outro turno. E olhe, o PRONATEC também vai oferecer oportunidades para os beneficiários do Bolsa Família, para que eles possam ter uma profissão e um bom emprego”, explicou.

Para profissionalizar todas essas pessoas, continuou a presidenta, o governo construirá 200 novas escolas técnicas até 2014, sendo 81 entregues já em 2011, alcançando a marca de 555 escolas técnicas federais em todo o Brasil. Os cursos serão “nas mais variadas áreas”, como construção civil, hotelaria, culinária, cabeleireiro, informática e outros setores fortes da economia, disse.

Dilma Rousseff anunciou ainda a ampliação do FIES para o ensino técnico, para que os estudantes possam concluir o curso profissionalizante em escola do Sistema S ou particular. Outra novidade, segundo ela, é a modalidade FIES Empresa, “um tipo de empréstimo que vai ser dado às empresas para que elas promovam a formação profissional dos seus empregados”.

Vamos readequar o Sistema S e ampliar a estrutura que já existe, com recursos do BNDES. Vamos aumentar o número de escolas e de vagas gratuitas para a população de baixa renda. Luciano, estamos dando um passo à frente num acordo feito em 2008, ainda na época do governo Lula, quando ficou acertado o aumento das vagas gratuitas em cursos do Sistema S.”

A presidenta destacou também a criação de um programa de apoio ao ensino no exterior, com a concessão, até 2014, de 75 mil bolsas de estudo. Atualmente, há 5 mil estudantes brasileiros que estudam no exterior com bolsas custeadas pelo governo. Ela lembrou que o Brasil, como a sétima economia do mundo, precisa de mão de obra qualificada para prosseguir no ciclo de desenvolvimento.

Aí é o seguinte: não existe um só país avançado na área de ciência, na área de tecnologia, que não tenha enviado seus jovens para estudar no exterior. É por isso que estamos criando um programa de apoio ao ensino no exterior (…). Tenho certeza de que, com esses dois programas, o PRONATEC e as bolsas no exterior, vamos dar um salto no desenvolvimento deste país. Com qualificação e formação do trabalhador faremos um país mais rico, digno e sem pobreza.”, encerrou.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/%e2%80%9ccom-qualificacao-do-trabalhador-faremos-um-pais-mais-rico-digno-e-sem-pobreza-%e2%80%9d/).

2 comentários:

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Só espero que o governo não cometa a ingenuidade de não cobrar a volta desses estudantes, pois muitos estudam com dinheiro publico e depois permanecem no exterior, sem dar o devido retorno ao país.

Unknown disse...

Iurikorolev,
Você tem razão. Realmente, apesar das normas preverem multas pesadas para bolsistas de mestrado ou doutorado que não retornam, conheci muitos casos assim. Há necessidade de maior rigor.
Maria Tereza