sábado, 7 de maio de 2011

RÚSSIA E CHINA EXIGEM DA OTAN CESSAR-FOGO IMEDIATO NA LÍBIA


“Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e da China, Yang Jiechi, defenderam na sexta-feira (6) cessar-fogo imediato na Líbia, em entrevista coletiva em Moscou ao término do encontro dos ministros.

"Todos os esforços devem buscar via pacífica, e não apoiar [como fazem os EUA e OTAN] uma das partes do que é, na realidade, conflito armado interno, ou seja, guerra civil", disse o chefe da diplomacia russa.

No mesmo sentido, se pronunciou o titular das Relações Exteriores chinês, que reiterou a postura de Pequim sobre a necessidade de cessar-fogo para "evitar uma catástrofe humana até maior", assim como a de respeitar a liberdade dos países para escolher suas próprias vias de desenvolvimento.

Questionado sobre qual será a posição da Rússia diante da proposta de operação militar terrestre [dos EUA e OTAN] na Líbia, Lavrov respondeu que a resolução nº 1.973 do Conselho de Segurança [da ONU] exclui claramente essa possibilidade.

"Essa é a postura da Federação Russa e se mantém absolutamente invariável", enfatizou.

O ministro russo criticou o “Grupo de Contato sobre a Líbia”, que, segundo ele, "busca assumir, cada vez mais, papel preponderante na definição da política da comunidade mundial perante a Líbia".

"Partimos do pressuposto que o ‘grupo de contato informal’ é integrado por Estados responsáveis que ratificaram a Carta da ONU e que têm a obrigação de respeitar as prerrogativas do Conselho de Segurança", ressaltou Lavrov.

O “Grupo de Contato para a Líbia” foi criado por 40 países e organizações internacionais para coordenar os esforços de “apoio à Líbia” [apoio às posições agressivas dos EUA, Inglaterra e França] junto com a ONU, a União Africana, a Liga Árabe, a Organização da Conferência Islâmica e a União Europeia.”

FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/878/Libia---Russia-e-China-defendem-cessar-fogo-imediato-na-Libia) [título e entre colchetes adicionados por este blog].

3 comentários:

Fluxo disse...

A Líbia,como todos sabemos, é, ou era, o país de maior índice de desenvolvimento humano na África, o famoso IDH. Ocupa, ou ocupava,o 52º lugar. São vários passos à frente no sofrido Continente Africano. O Brasil está no 72º. Apesar dos pesares, essa sociedade caminhava em direção à tão propalada ocidentalização, pois muitos de seus cidadãos estudaram, ou estudam, em universidades européias. O recentemente assassinado filho mais novo de Khadafi estudava na Alemanha.Tudo isto traz, para o interior da sociedade líbia, novas influências. O próprio Khadafi estudou em academias militares inglesas, o que determinou a queda da monarquia que governava a Líbia. O poder encanta os seres humanos e Khadafi não foi exceção, mas tinha uma outra visão. Imaginem quão difícil deve ser manter unido um país com mais de cem tribos. O processo de unificação européia levou séculos para se realizar e ainda não chegou ao ápice.Assim, o que restaria à Europa seria deixar a História seguir o seu curso. Mas, não, optaram por destruir um país, uma sociedade em evolução,que eles próprios, os europeus, irão reconstruir depois de terminado o trabalho sujo.

Unknown disse...

Fluxo,
Conforme já observei sobre seu comentário em outra postagem desta data, acredito em conceito emitido em artigos que aqui já postei, que mostram que, muito além do petróleo, o motivo mais forte da intervenÇão das grandes potências ocidentais na Líbia (assim como no Iraque e, iminente, no Irã e Síria) é a vontade já declarada desses países árabes de romperem com o padrào dólar nas trocas internacionais. Isso seria o aprofundamento do fim do império norte-americano.
Maria Tereza

Fluxo disse...

Na realidade, este é o comentário original que transferi para o outro artigo, visto que aquele saía do foco do petróleo, acrescentando a moeda comum e o ouro em poder do BC líbio. Para mim, são fatos novos. Obrigado por sua atenção e pelas informações trazidas por este "blog"