domingo, 2 de junho de 2013

Petrobras: “NOSSA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO AUMENTOU 4,2% EM ABRIL


“Nossa produção de petróleo (óleo, mais líquido de gás natural – LGN) no país atingiu, em abril, a média de 1 milhão 924 mil barris por dia (bpd). Esse volume corresponde a aumento de 4,2% em relação a março. Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, a produção, no Brasil, foi de 1 milhão 982 mil bpd.

A produção total, considerada a de petróleo mais gás natural, produzida pela empresa nos campos nacionais em abril foi de 2 milhões 316 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd), com acréscimo de 3% em relação ao mês anterior. Incluída a parcela que operamos para empresas parceiras, o volume total produzido foi de 2 milhões 400 mil boepd.

Somado à nossa produção no exterior, o volume total de óleo mais gás natural atingiu, no mês, a média de 2 milhões 552 mil boepd, apresentando aumento de 2,6% sobre a produção total de março.

O aumento da produção resultou, principalmente, do pleno retorno à operação das plataformas P-09, PCE-1 e P-54 na Bacia de Campos, que estavam em parada programada no mês anterior, e do crescimento (ramp-up) do volume produzido pelo “FPSO Cidade de Itajaí”, no campo de Baúna, na Bacia de Santos. As paradas programadas mais relevantes no mês de abril ocorreram no “FPSO Espírito Santo”, no Parque das Conchas, operado pela Shell, e no “FPSO Brasil” no Campo de Roncador.

Vale destacar, também a contribuição crescente das áreas do pré-sal que se tem somado aos resultados consolidados da produção. No dia 17 de abril, a produção [diária] do pré-sal bateu novo recorde, chegando a 311 mil barris de petróleo. Além do recorde diário, atingimos, no pré-sal, recorde mensal de 293,8 mil bpd.

PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL

A produção de gás natural – sem liquefeito – em nossos campos no Brasil alcançou 62 milhões 424 mil metros cúbicos por dia, volume 1 milhão 200 mil metros cúbicos abaixo do realizado em março. A produção total de gás no Brasil, incluída a parte que operamos para parceiros, foi de 66 milhões 543 mil metros cúbicos por dia.

O decréscimo registrado na produção de gás natural decorreu da parada programada para manutenção da “Unidade de Produção de Gás Natural Vandemir Ferreira”, na Bahia, entre os dias 5 e 25 de abril. Essa unidade processa o gás do campo de Manati, em que temos 35% de participação, diante de 65% dos seus parceiros.

PRODUÇÃO NO EXTERIOR

A produção total de petróleo e gás natural no exterior, em abril, foi de 236.323 boepd, correspondendo a uma redução de 1,3% em relação ao mês de março. Desse total, foram produzidos 146.771 barris diários de petróleo, com uma diminuição de 0,8% na comparação com o mês anterior.

A produção internacional de gás natural chegou a 15 milhões 215 mil metros cúbicos/dia, 2,1% abaixo do volume produzido em março. A queda da produção decorreu, principalmente, da diminuição da demanda pelo gás boliviano.

INFORMAÇÃO À ANP

A produção total informada à ANP foi de 8.973.004,64 m³ de óleo e 2.107.424,712 mil m³ de gás em abril de 2013. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que atuamos como operadores. Não estão incluídos os volumes do Xisto, LGN e produção de parceiros onde não somos operadores.”


Nenhum comentário: