terça-feira, 10 de março de 2009

CONTINUA FORTE A RECUPERAÇÃO NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE VEÍCULOS

A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS NO BRASIL SUBIU 9,2 POR CENTO EM FEVEREIRO SOBRE JANEIRO.

AS EXPORTAÇÕES DE VEÍCULOS DISPARARAM 28,1 POR CENTO SOBRE JANEIRO


A recuperação em janeiro, em relação a dezembro, já havia sido muito grande. Agora, com esses números de fevereiro em relação a janeiro, vê-se que a recuperação do tombo da crise está prosseguindo bem.

O mais interessante é ler essa notícia na forma que os jornais usam rotineiramente.

Já comentamos neste blog o comportamento caricato da grande mídia brasileira no tocante a boas notícias sobre o Brasil. Ela sempre procura comparações desvantajosas para conseguir dar conotação negativa. As notícias são totalmente remodeladas para parecerem que o Brasil está ruim no atual governo (implicitamente, a imprensa partidária quer induzir que somente a volta do PSDB/DEM/FHC ao poder em 2010 salvará o país...).

Também, já observamos que um artifício muito usado pela imprensa para anular impressões positivas é a conjunção adversativa (mas, porém, todavia, contudo, entretanto,...)

Vejamos como o portal UOL, do Grupo do jornal “pró-Serra 2010” Folha de São Paulo, consegue deformar o conceito do título desta postagem e dar conotação negativa para o Brasil. Vejamos, também, como a adversativa “mas” aparece quatro vezes no pequeno texto:

“PRODUÇÃO DE VEÍCULOS MELHORA SOBRE JANEIRO MAS TOMBA ANTE 2008

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de veículos no Brasil subiu 9,2 por cento em fevereiro sobre janeiro mas despencou 20,6 por cento contra igual mês do ano passado, para 201,7 mil unidades, informou nesta segunda-feira a associação que representa as montadoras instaladas no país, a Anfavea.

As vendas internas de veículos novos subiram 1 por cento na comparação mensal mas recuaram 0,7 por cento na base anual, para 199,4 mil unidades.

As exportações de veículos dispararam 28,1 por cento sobre janeiro, mas desabaram 52,3 por cento em relação a fevereiro de 2008, para 27.958 veículos. (Reportagem de Vanessa Stelzer).”

Nenhum comentário: