ECONOMIA BRASILEIRA AVANÇA 1,3% NO 4º TRI DE 2008 ANTE UM ANO ANTES
FOI UM DOS MAIS ALTOS CRESCIMENTOS NO MUNDO
Essas notícias positivas foram omitidas na reportagem de ontem do UOL. Procurou o portal do grupo Folha, ferrenho cabo eleitoral da volta do PSDB/DEM ao poder com a campanha “Serra 2010”, somente destacar os aspectos negativos. Vejamos:
“O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 5,1% em 2008, em linha com as previsões de analistas de mercado. Pesquisa com 20 economistas realizada pela agência de informações Reuters apontava que as previsões variavam entre 3,5% e 5,6%; a mediana das previsões ficou em 5,2%.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A alta anual foi sustentada pelo bom desempenho verificado nos três primeiros trimestre do ano: alta de 1,7%, 1,6% e 1,8%, sempre na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
No quarto trimestre do ano passado, no entanto, o PIB caiu 3,6% em relação ao terceiro, maior recuo desde 1996. Analistas esperavam queda de 2,3%.
A última edição do Boletim Focus (pesquisa em que o Banco Central consulta as projeções de cerca de cem instituições financeiras) que tratou do PIB de 2008, divulgada em dezembro do ano passado, apontava que analistas previam alta de 5,6%.
Os números confirmam que o país vem sendo em certa medida afetado pela crise financeira internacional. A indústria, por exemplo, que havia crescido 9,64% em setembro em relação a um ano antes, registrou queda de 17% em janeiro ante o primeiro mês de 2008.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário