terça-feira, 21 de junho de 2011

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO MELHORA NOTA DO BRASIL


“A agência de classificação de risco ‘Moody's Investors Service’ melhorou a nota do Brasil de ‘Baa3’ para ‘Baa2’, “com perspectiva positiva”. De acordo com comunicado da Moody's, a mudança na classificação se deve aos “últimos ajustes da política econômica que indicam desenvolvimento mais sustentável do cenário macroeconômico e melhoria nos indicadores fiscais de médio prazo”.

O ‘rating’ (nota de classificação) indica para os investidores a capacidade de o país e suas empresas saldarem seus compromissos financeiros. Em abril, a ‘Fitch’, outra agência de classificação de risco, já tinha melhorada a nota do Brasil, de ‘BBB-‘ para ‘BBB’.

De acordo com o comunicado da ‘Moody's’, a perspectiva positiva prevê a possibilidade de novo aumento da nota nos próximos 12 ou 18 meses, desde que o crescimento econômico seja moderado, em taxas mais baixas, mas sustentável, e as autoridades se mantenham dispostas e capazes de cumprir as metas orçamentárias de médio prazo. Se isso não ocorrer, a perspectiva é que o Brasil seja mantido no nível atual ‘Baa2’.

A última vez em que a classificação de risco do país havia sido alterada pela ‘Moody's’ foi em 22 de setembro de 2009, quando a nota foi atualizada de ‘Ba1’ para ‘Baa3’.

Na última quarta-feira (15), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o risco de o Brasil deixar de pagar suas dívidas é menor do que o dos Estados Unidos. Nesse caso, o ministro se referiu a outro tipo de avaliação feita pelo mercado financeiro, chamada ‘Credit Default Swap’ (CDS), uma espécie de seguro usado por investidores como proteção contra o risco de o devedor não ter condições de quitar suas obrigações.”

FONTE: reportagem de Daniel Lima e Kelly Oliveira publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-20/agencia-de-classificacao-de-risco-eleva-nota-do-brasil) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: