sexta-feira, 24 de junho de 2011

PORTO RICO, UMA COLÔNIA DOS EUA (GRINGOS QUERIAM O MESMO PARA CUBA)


EM DISCUSSÃO HÁ 30 ANOS, NAÇÕES UNIDAS NÃO AVANÇA NO PROCESSO DE DESCOLONIZAÇÃO

Por Camila Maciel, da “Adital”

“O 'Comitê de Descolonização das Nações Unidas' (ONU) retomou, na segunda-feira (20), o debate sobre a situação de Porto Rico. O Comitê debate, anualmente, a questão, há pelo menos três décadas, sem que se resolva o pleito dos que querem o fim da centenária relação de dependência dessa ilha com os Estados Unidos (EUA). Diante desse quadro, a 'Frente Socialista de Porto Rico' denuncia a inação do Comitê e o acusa de cumplicidade com os EUA.

A Frente pede que a questão seja discutida no âmbito do 'Pleno da Assembleia Geral das Nações Unidas'. “Seguir postergando essa discussão e intervenção internacional é converter-se em cúmplice de um sistema que continua em seu plano de aniquilar uma nacionalidade com o intuito de manter um enclave econômico-militar no Caribe”, afirma o Comunicado de Imprensa da Frente Socialista.

Este ano, o debate no Comitê está sendo realizado aproximadamente uma semana depois da visita de Barack Obama, presidente dos EUA, a Porto Rico. Durante a visita, o tema veio à tona pelos protestos de movimentos sociais. Eles reivindicaram independência e liberdade para presos políticos que lutam pela descolonização da ilha.

A visita foi a primeira de Obama, após 50 anos da ida de John F. Kennedy. Barack Obama, que estaria fazendo campanha para sua reeleição em 2012, prometeu realizar plebiscito sobre o tema. Os movimentos rechaçam e duvidam de tal postura, já que sequer podem manifestar livremente suas opiniões atualmente, diante da repressão aos independentistas. Oscar López Rivera, por exemplo, é o preso político mais antigo do hemisfério, detido há quase três décadas.

Nesse sentido, o comunicado da 'Frente Socialista de Porto Rico' denunciou, também, “a criação de um grupo especial do FBI [Departamento Federal de Investigações] para perseguir e deter os lutadores políticos, classificando-os em nova categoria de “terroristas” domésticos, a qual permite às agências repressivas federais dos Estados Unidos violarem nossos direitos e utilizar todos os recursos para perseguir os independentistas”.

O Comitê discute um projeto de resolução, apresentado por Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela. O projeto enfatiza a urgência de que o governo estadunidense assuma sua responsabilidade de propiciar um processo que permita aos portorriquenhos exercer seu direito inalienável à autodeterminação. Tal ação de solidariedade desses países é recebida com apreço pelos membros da Frente.

O projeto de resolução afirma que Porto Rico é, e seguirá sendo, por sua cultura, história e tradições e, especialmente, pela inquebrantável vontade de seu povo, uma nação latino-americana e caribenha, com identidade nacional própria que os portorriquenhos souberam manter, mesmo com o processo colonizador ao qual estão submetidos”, afirmou o diplomata cubano, Pedro Núñez Mosquera, com representação no Comitê.

BREVE HISTÓRICO

Porto Rico esteve sob colonização espanhola por cerca de 400 anos. Em 1898, o exército estadunidense invadiu a ilha durante a chamada Guerra Hispano-Cubano-Americana e o território passou a ser colônia norte-americana. Desde então, os portorriquenhos têm nacionalidade norte-americana. Desde 1952, Porto Rico está sob o status de ‘Estado Livre Associado’. Até hoje, parte de sua população luta pela total desvinculação dos Estados Unidos, mesmo sofrendo intimidações e repressões.”

FONTE: escrito por Camila Maciel, da 'Adital' (Agência de Informação Frei Tito para a América Latina). Transcrito no blog “Escrivinhador”, do jornalista Rodrigo Vianna (http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/porto-rico-uma-colonia-dos-eua-gringos-queriam-o-mesmo-para-cuba.html) [mapa acrescentado por este blog].

Nenhum comentário: