quarta-feira, 29 de junho de 2011

GRAÇAS À FHC/PSDB, GRANDE PARTE DE NOVA DESCOBERTA NO PRÉ-SAL VAI PARA ESTRANGEIROS


[OBS deste blog democracia&politica:

Graças à Lei do Petróleo (9.478/97) implantada no Brasil por FHC (PSDB/DEM), na loucura neoliberal antinacional que contagiou o Brasil nos anos 90, as benesses das descobertas da Petrobras no pré-sal, com sua tecnologia ímpar no mundo em águas profundas, estão fluindo generosamente para empresas estrangeiras, em maioria estatais.

A nova e principal descoberta no pré-sal da Bacia de Campos, por exemplo, cuja notícia transcrevemos a seguir, será usufruída em 70% por petrolíferas estrangeiras, e somente 30% para a Petrobras
].

"PETROBRAS INFORMA NOVA E PRINCIPAL DESCOBERTA NO PRÉ-SAL DA BACIA DE CAMPOS

Um consórcio formado pela PETROBRAS e pelas empresas REPSOL SINOPEC [estatal espanhola comprada pelo banco Santander, associada à estatal chinesa Sinopec] e STATOIL [estatal norueguesa] anunciou ontem (28) a descoberta de novo reservatório em águas ultraprofundas na Bacia de Campos. Segundo nota divulgada pela estatal brasileira, essa é considerada a principal descoberta na camada pré-sal de Campos.

O poço exploratório conhecido como ‘Gávea’ está localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e tem profundidade total de 6.851 metros. O óleo, que foi encontrado em dois níveis diferentes, é considerado de boa qualidade pela estatal.

A existência de indícios de petróleo na área foi informada às autoridades brasileiras entre março e abril deste ano. A REPSOL SINOPEC é a operadora do consórcio, com 35% de participação. A STATOIL tem 35% e a PETROBRAS, 30% do consórcio.”

FONTE: reportagem de Vitor Abdala publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-28/petrobras-informa-que-fez-principal-descoberta-no-pre-sal-da-bacia-de-campos) [imagem do Google, título e observação entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: